[:pt]
O último módulo do Curso de Gestores de Parques e Ambientes de Inovação, que a UniAnprotec realiza em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Parque Tecnológico Porto Digital, está acontecendo em Recife e encerra suas atividades amanhã (24).
Nesta etapa, os gestores de ambientes de inovação associados à Anprotec participam de aulas expositivas e participativas que colocam em prática o aprendizado recebido ao longo do curso. No primeiro dia, o planejamento e a estratégia de governança de Parques e os respectivos impactos para as entidades gestoras esteve na pauta dos debates, bem como a narrativa sedutora de um Parque Tecnológico. Durante as atividades o grupo contará com a experiência de diversos nomes do empreendedorismo e inovação do país.
Entre eles, o presidente da Anprotec, Jorge Audy, que conversou com os participantes, no segundo dia da programação, a respeito da evolução dos parques científicos tecnológicos em direção aos ecossistemas de inovação. “Pôde-se discutir tanto esta evolução como as oportunidades e os desafios que estão associados a ela, do próprio conceito e aplicação dos parques e das áreas de inovação. Sem dúvida foi muito interessante, para mim inclusive, que estava ministrando o curso, a interação com todos os participantes”, ressalta.
Para Audy, esse tipo de curso oferece uma ótima oportunidade de networking entre os participantes. Ele acredita que todos deveriam ter uma experiência como essa. “Para quem ainda não participou, eu diria para não perderem a oportunidade na próxima turma de se inserir nesse grupo de gestores que estão se capacitando para gerir os ecossistemas de inovação que, sem dúvida nenhuma, são uma saída para o desenvolvimento do nosso país e a superação da crise que vivemos”, diz.
O último dia se encerra com uma oficina da professora da PUC-Rio e consultora de ambientes de inovação, Fátima Ludovico, sobre monitoramento e avaliação de resultados e impactos de Parques Tecnológicos, no período da manhã. À tarde, o conselheiro da Anprotec, Alexandre Steinbruch, falará a respeito de internacionalização das empresas. As atividades do dia se encerram com a visita técnica ao Porto Digital.
[:]