[:pt]
A 26ª Conferência Anprotec reuniu cerca de 650 empreendedores, gestores de ambientes de inovação, representantes do governo e do setor privado, estudantes e especialistas de todos os Estados brasileiros e de outros países em Fortaleza (CE). Durante três dias os participantes assistiram plenárias, minicursos, realizaram networking e interagiram no 4º Fórum Sebrae de Inovação.
Para Jane Marcia Pinto Moura, da Incubadora Tecnológica Empresarial Ulbratech Manaus (AM), o melhor da Conferência foi a interatividade e o networking realizado no local. “É uma oportunidade única de troca de experiências. Mesmo que eu esteja nesse ambiente há 20 anos, nessa Conferência eu participei do minicurso sobre novas mídias que conseguiu me prender do começo ao fim. Todo mundo interagiu, cada um dando sua colaboração, poucas vezes eu me senti assim”, disse Jane.
Já para Roberto Rosenbaum, Superintendente de Inovação Tecnológica da Sectes (MG), a Conferência foi mais leve e fluída que outras edições. “Os palestrantes internacionais Herbert Chen e Josep Piqué deram um show. Eu fui o criador da rede mineira de incubadoras há anos e, apesar de estar no ápice do conhecimento sobre startups e incubadoras, pude aprender muito aqui”, elogiou.
Em sua primeira participação em uma Conferência Anprotec, Sicilia Vechi, da Rede Catarinense de Inovação (RECEPETi), destacou o Fórum Sebrae como ponto alto. “Foi um momento muito enriquecedor em termos de pessoas referenciais que trouxeram sua experiências, além disso, o Fórum Sebrae, com um formato no qual todos puderam conhecer todos os ecossistemas em um rodada de especialistas, foi excelente pra difundir conhecimentos e proporcionar um alinhamento entre as pessoas presentes”, avaliou Sicilia. “Pra mim foi uma participação valiosa, saio daqui com uma bagagem e com muitas coisas para fazer, insights para desenvolver novas pesquisas”, finalizou.
A Conferência foi finalizada com algumas visitas técnicas em ambientes de inovação da cidade de Fortaleza. A próxima edição será no Rio de Janeiro (RJ) e terá como tema “Cidades Inteligentes, impactos dos mecanismos e dos ecossistemas nas cidades”.
[:]