[:pt]
Os trabalhos da Missão Técnica Anprotec 2016 foram encerrados na última quinta-feira (22). A programação foi encerrada com a participação da delegação brasileira na 33ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP).
Ao todo, 28 brasileiros participaram da iniciativa, com destino a Holanda, Suécia e Rússia. O grupo trocou experiências, realizou networking e estimulou cooperações entre parques tecnológicos, universidades, centros de inovação e negócios e agentes dos sistemas de inovação dos países visitados. Além disso, a delegação promoveu benchmarking das melhores práticas dos sistemas nacionais de inovação dos três países e incentivou a internacionalização dos ambientes de inovação brasileiros.
“Ao realizar a Missão, o objetivo da Anprotec é promover a troca de experiências, aprender com o que a Europa tem feito de mais inovador no que diz respeito a ecossistemas de inovação, incubadora de empresas, parques tecnológicos e aceleradoras. Queremos trazer ao Brasil as melhores experiências e consolidar parcerias que nos ajudem a aperfeiçoar o nosso ecossistema”, afirma a superintendente executiva da Anprotec, Sheila Oliveira Pires.
Os associados da Anprotec também destacam a troca de experiências como um marco da Missão. “Juntamente conosco, participam desta Missão vários parques tecnológicos e ambientes de inovação brasileiros para, em conjunto, conhecermos referências tecnológicas nos três países que visitamos. Sendo assim, nosso foco foi conhecer modelos de negócio, governança e operacionalização, além de compreender o funcionamento desses atores no ecossistema de inovação local, a fim levar esses exemplos para o Brasil. Trata-se de uma agenda de cooperação bilateral que visa à formalização de parcerias com empresas, universidade e parques tecnológicos desses países”, avaliou o pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que integrava a delegação.
Presidência da IASP
Ainda na quinta-feira, o conselho internacional da IASP nomeou o novo presidente executivo da instituição, Josep Piqué – que também atua como presidente executivo da instituição espanhola La Salle Technova, de Barcelona. Ele é um dos palestrantes internacionais que estarão presentes na 26ª Conferência Anprotec. Piqué fará parte do 4º Fórum Sebrae de Inovação, atividade que será realizada no primeiro dia do evento. O tema da sua palestra será “Ecossistemas de Inovação: o caminho para crescer”.
Confira aqui o vídeo de Josep Pique convidando o público para a Conferência.
[:]