[:pt]
No último dia 03 de setembro foi concluída a Missão Técnica com destino à Coreia do Sul. Formada por representantes da Anprotec, do Sebrae e da Samsung Eletronics, a iniciativa tinha como objetivo promover a inserção global de startups de alto impacto no país e transferir conhecimento do programa nacional de mentoria sul coreana para o Brasil.
No primeiro dia de atividades, os participantes reuniram-se com o embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Luis Fernando Serra, que apresentou o cenário da cultura, economia e comércio local, além da visão geral do Sistema de CT&I da Coreia do Sul. O encontro foi marcado pelo endosso do embaixador às ações de fortalecimento da cultura do empreendedorismo inovador realizadas pela Anprotec, por meio do Programa de Promoção da Economia Criativa, desenvolvido em parceria com a Samsung.
À tarde foi realizado um treinamento, coordenado pelo pesquisador sênior do Creative Korea Town, Park, Young Wook, que apresentou o sistema online de mentoria Sul Coreano, destacando os processos envolvidos na seleção e no monitoramento de profissionais qualificados para executar a atividade. Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre o Korean Venture Business Association (Kova), entidade que desde 1995 contribui para que empresas de venture coreanas alcancem a inovação tecnológica e melhorem sua capacidade competitiva.
No segundo dia, a delegação brasileira teve a oportunidade de conhecer o Youth startup Academy, na cidade de Ansan, gerenciado pelo Small & Medium Business Corporation (SBC), que tem o objetivo de ser uma central única de atendimento para o desenvolvimento de startups do ecossistema local.
Depois, foi a vez dos participantes irem para a cidade de Seongnam e visitarem o Born2 Global, que gera novas oportunidades de negócios e promove o crescimento de startups coreanas, residentes do K-Global Startup Hub no Pangyo Technovation.
Além disso, no terceiro dia, a delegação visitou o Korea Institute of Design Promotion (KIDP), organização governamental, sem fins lucrativos, que visa fortalecer a competitividade da indústria coreana por meio da difusão e aplicação nacional do design.
Participaram da visita a superintendente-executiva da Anprotec, Sheila Oliveira Pires, o gestor de projetos da Associação, Luís Gustavo Peles, a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes e o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, Antonio Marcon.
Incubação Cruzada
No mesmo período da missão, estavam no país representantes das empresas Mind the Graph e Reminds recém aceleradas no Programa de Promoção da Economia Criativa. Na ocasião as startups brasileiras participaram de um processo de incubação Cruzada no CCEI Daegu.
Durante 15 dias, as startups brasileiras acompanharam uma série de visitas técnicas em ambientes de inovação, foram assessoradas por renomados mentores coreanos, tiveram acesso a investidores e programas de globalização coreanos, e realizaram diversos Pitches frente a uma audiência qualificada.
E por fim, concluíram a agenda de compromissos evento de encerramento da Missão técnica e da incubação cruzada no Daegu CCEI, que contou com a abertura e participação do vice-presidente do Daegu CCEI – Mr. Kyu Hwang Yeon.
Além disso, as startups Sul Coreanas Togather e SketchOn, que participaram da incubação cruzada apresentaram suas experiências durante o período de incubação e de promoção comercial vivenciados no Brasil.
Após o Pitch das quatros empresas no evento de encerramento, a startup brasileira Mind the Graph recebeu o status de maior investimento recebido, durante uma simulação fictícia, obtida por uma audiência composta por acadêmicos, diretores de fundos de investimento, consultores e mentores de instituições privadas sul coreanos.
[:]