[:pt]
Os expectadores que acompanharam a programação de abertura oficial das Olimpíadas 2016 puderam conferir uma iluminação especial projetada na estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ). A iluminação do monumento, uma das 7 maravilhas do mundo, foi feita com um projetor luminográfico desenvolvido pelo artista francês Gaspare Di Caro, da startup LuxEnterprise, incubada na incubadora catarinense CELTA.
O projeto do equipamento, utilizado e criado pelo artista, foi apresentado na 5ª edição do Sinapse da Inovação em Santa Catarina (SC), programa de incentivo ao empreendedor inovador do pólo tecnológico de Florianópolis. Além da beleza proporcionada pela projeção, o show de luzes utilizando a tecnologia sináptica possibilita uma economia de energia de até 57%, comparado com soluções similares.
A LuxEnterprise apresenta um novo conceito em iluminação urbana e residencial. A luminografia, que encantou gênios como Da Vinci e Caravaggio, projeta imagens ou luz convencional, acentuando formas tridimensionais e reduzindo custos de energia permanentemente. Seus projetores já iluminaram monumentos icônicos do mundo, como o Cristo Redentor, a Fontana de Trevi em Roma e a Catedral de La Habana, em Cuba.
*Com informações do CELTA.
[:]