[:pt]
Duas startups incubadas na Incubadora Tecnológica da Universidade Feevale (RS), sediada no Feevale Techpark, foram selecionadas por importantes programas de aceleração para negócios inovadores. A Hub Express e a Lazy Parking Estacionamentos Inteligentes participarão do Inovativa Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Além disso, a Hub Express também foi selecionada do Hana Startup Focus Program, promovido pela multinacional SAP.
Os dois programas iniciam suas atividades no segundo semestre de 2016 e se propõem a fomentar novos negócios por meio de assessoria especializada, inserindo essas novas empresas nos mercados nacional e mundial. “A seleção de duas empresas da Incubadora Tecnológica da Feevale demonstra o potencial que os projetos da região têm em ofertar soluções inovadoras e com alta tecnologia aplicada. O trabalho que vem sendo realizado pela incubadora e a rede de relacionamento do Parque Tecnológico ajudam a criar um ambiente capaz de potencializar o desenvolvimento dessas startups”, afirma Alexandre Peteffi, gestor executivo do Feevale Techpark.
A Lazy Parking Estacionamentos Inteligentes, fundada em julho de 2014, desenvolve sensores de vagas de estacionamento, a fim de gerenciar estacionamentos de maneira ágil e prática, com informações precisas, assim como orientar os usuários sobre a localização de vagas disponíveis e qual o melhor portão de acesso. A startup foi uma das selecionadas do Inovativa Brasil, programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil. Ele é realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e com os parceiros estratégicos Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Entre os propósitos desse programa, estão a capacitação de nível mundial em empreendedorismo inovador, por meio de cursos gratuitos e outras atividades; acesso a mentores nacionais e internacionais; conexão com possíveis parceiros, investidores e grandes empresas; suporte para internacionalização e vantagens adicionais para startups em outros programas públicos e privados parceiros. “Queremos melhorar nossa gestão e consolidar nossa startup como uma solução viável e funcional. Para isso, por meio desse programa, receberemos mentorias de profissionais de grandes empresas. O programa Inovativa Brasil facilitará nosso acesso a possíveis investidores, possíveis clientes e, principalmente, o programa de fomentos”, destaca o diretor executivo da Lazy Parking, Leandro Gomes.
Seleção para o programa de aceleração da SAP
Da mesma forma, a Hub Express, incubada no Feevale Techpark desde fevereiro de 2016, também foi uma das selecionadas deste programa. Entretanto, além do Inovativa Brasil, a startup é uma das selecionadas no Hana Startup Focus Program, realizado na unidade de São Leopoldo da SAP – multinacional alemã, líder no desenvolvimento de softwares de gestão de empresas. Por meio dele, a startup sediada no Parque Tecnológico da Universidade Feevale, receberá todo o suporte da multinacional, para alavancar seu negócio mundialmente. A empresa desenvolveu um software na área de logística que atende tanto os embarcadores quanto os transportadores. Ser selecionada para integrar o programa da SAP, por exemplo, fará a Hub Express ampliar seu negócio muito mais rapidamente. “Antes de sermos selecionados, tínhamos a projeção de atingir o mercado de transporte brasileiro, que movimenta R$ 413 bilhões ao ano. Agora, integrando esse programa de aceleração, ampliaremos nosso alcance para o mercado mundial, que movimenta U$ 4.3 trilhões ao ano”, afirma o diretor de Marketing da empresa, Plínio Kieling Neto.
De acordo com o gestor executivo do Feevale Techpark, será um grande diferencial no desenvolvimento da empresa. “O processo de aceleração com a SAP é uma oportunidade única para a empresa. Através da parceira, a solução desenvolvida pela empresa já nasce com alcance global. Ao mesmo tempo que a parceria potencializa muito o crescimento rápido da empresa, também adiciona novos desafios”, afirma. Peteffi destaca, ainda, que a Incubadora fará um acompanhamento ativo, dando suporte necessário para as empresas durante o processo de aceleração.
[:]