[:pt]
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial da Espanha (CTDI) acabam de lançar um novo edital de cooperação, após a primeira chamada entre as duas agências, lançada em 2015. As inscrições para o programa Rising Start up Spain começam no dia 17 de agosto e terminam em 30 de setembro.
Rising Start up Spain é um programa destinado a empreendedores e startups estrangeiras que contribuam na promoção da atividade empresarial na Espanha, com um projeto escalável e inovador. O programa é de 6 meses, a contar da data de início da incubação, oferecendo os seguintes serviços de apoio às startups participantes:
• Espaços de trabalho livre em Madrid e Barcelona.
• 10.000 euros de subvenção para as despesas iniciais.
• Instalações para a realização de vistos e autorizações de residência.
• Orientação para se conectar com potenciais investidores.
O presidente da Finep, Wanderley de Souza, em viagem à Espanha, também celebrou a organização de visita de empresários de pequenas empresas brasileiras ao país europeu, ainda este ano. “Planejamos o intercâmbio entre técnicos das duas agências para trocarem experiências na área da inovação tecnológica e estimular parcerias para ações conjuntas”, afirmou Wanderley. O presidente da financiadora tem participado de diversos encontros em Madri, com o objetivo de aumentar a interação entre os dois países, nas áreas de infraestrutura científica e de inovação.
No dia 11 de julho, Wanderley participou de uma reunião com a Secretária de Estado de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Espanha, Carmen Vela, pesquisadora na área de bioquímica de parasitos – semelhante à desenvolvida pelo presidente da Finep, pesquisador do Instituto de Biofísica da UFRJ. No encontro, foi aprovada a ideia de ampliar a interação mútua, tanto no que se refere ao intercâmbio de pesquisadores e técnicos que atuam em centros e laboratórios de infraestrutura científica, bem como o maior apoio e integração entre empresas de base tecnológica. “Essa conversa inicial fomentou o apoio para um novo edital, com o CTDI, equivalente espanhol da Finep”, explica Wanderley.
Mais informações no site da Invest in Spain.
[:]