[:pt]
A Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), associada à Anprotec, recebeu, na última terça-feira (31), as cinco novas empresas que foram selecionadas no seu último processo seletivo, em 2015. Os empreendedores ficarão incubados no instituto por um período de até três anos, podendo ser prorrogado por mais um.
As novas empresas incubadas no Inpa, na modalidade residente, são: Original Trade Consultoria Empresarial Ltda, que desenvolverá insumos para cosméticos; e Manahh for Life – Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda, que terá como carro-chefe a produção da sopa creme instantânea de piranha, tecnologia desenvolvida no Inpa e licenciada para a empresa. A Peixe Folha da Amazônia é outra empresa que atuará na comercialização e exportação de peixes ornamentais; e a Da Flora da Amazônia produzirá adubos orgânicos à base de minhoca. A quinta empresa é a K-MAT Soluções Hidro Sanitárias, sediada em Santarém (PA), que será incubada na modalidade não-residente (à distância), na produção de um biodigestor para embarcações navais.
Elas ficarão sediadas na Incubadora do Inpa, vinculada à Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Ceti), em uma sala de 15 metros quadrados, equipadas com mobiliário, ar-condicionado, telefone e acesso à internet.
As empresas foram selecionadas pelo Processo Seletivo nº001/2015 e passaram por uma capacitação, na qual cada empreendedor elaborou seu plano de negócio, que foi apresentado para uma banca composta por pesquisadores com expertise em cada foco de atuação de pesquisa do Inpa, além de representantes do Conselho Consultivo formado pelo Sebrae, do Ipaam e de outras instituições.
*Com informações do Portal do Inpa
[:]