[:pt]
O presidente da Anprotec, Jorge Audy, reuniu-se nesta terça-feira (29) com o senador Lasier Martins (PDT/RS) para falar sobre o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O senador gaúcho assumiu, no início do março, a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado e demonstrou interesse em realizar audiências públicas com representantes da Anprotec para debater o movimento do empreendedorismo inovador brasileiro.
Audy fez uma breve apresentação mostrando o quanto o Brasil investe pouco em ciência e tecnologia para a geração de riqueza. “Apesar de sermos o 13º país, com 2,6% da produção científica de qualidade do mundo, representamos apenas 0,2% no número de patentes”, afirmou.
Ao ser questionado pelo senador Lasier Martins sobre a solução para melhorar essa estatística, Audy explicou: “precisamos de políticas públicas mais articuladas, de um pacto pela CT&I no Brasil, com planejamento de longo prazo”.
O presidente da Associação também apresentou as principais ações da Anprotec e se comprometeu a retornar ao Senado para participar de audiências públicas que serão convocadas pelo presidente da CCT.
O senador Aloysio Nunes (PSDB/SP), o vice presidente da Anprotec, José Alberto Aranha, e a superintendente-executiva, Sheila Oliviera Pires, também participaram do encontro.
[:]