O Conselho Internacional de Diretores da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP) esteve reunido na última semana na sede da Associação, em Málaga (Espanha), para analisar as atividades da Associação no ultimo ano e definir o direcionamento estratégico a partir de 2016. O diretor da Anprotec e diretor-presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, compareceu à reunião, pois também ocupa o cargo de presidente da Divisão Latino Americana da IASP.
O Conselho é formado por 18 membros de 15 países. Durante a reunião, eles compartilharam ideias e conhecimento, exploraram novas oportunidades e desafios dos parques tecnológicos, e indicaram o caminho para IASP seguir no ano de 2016. O Conselho apontou o contínuo crescimento do número de membros da IASP, o que demonstra ao aumento da relevância dos parques como ferramenta para o desenvolvimento econômico regional e fortalecimento da inovação.
Segundo o presidente da IASP, Jean François Balducchi, os encontros do Conselho são uma excelente oportunidade de aprendizado. “Todos nós nos beneficiamos da visão compreensiva e global de profissionais de inovação com experiência, de várias partes do mundo. Nosso trabalho agora é ter certeza de que essas lições e conhecimento serão compartilhados com nossos membros”, disse. A IASP continuará a analisar a evolução crescente dos parques tecnológicos, que está fazendo surgir um número interessante de novos modelos, em que parques e cidades reúnem esforços para criar novas áreas de inovação.
Outro destaque da reunião foi a aprovação pelo Conselho de duas candidaturas oficiais para sediar a Conferência Mundial, em 2018: Estocolmo, na Suécia, e Isfahan, no Irã. A conferência desse ano será realizada em Moscou, na Rússia, e o evento de 2017 será em Istambul, na Turquia.
Sobre a IASP
A IASP é uma rede mundial de parques tecnológicos e áreas de inovação, fundada em 1984. Com aproximadamente 400 membros em 74 países, a Associação reúne profissionais de gestão em ciência, tecnologia e parques tecnológicos (PCTs) e outras áreas de inovação em todo o mundo, e oferece serviços que direcionam o crescimento e eficácia de seus membros.
Os membros da IASP fortalecem a competitividade de empresas e empreendedores nas cidades e regiões em que estão instalados, e contribuem pata o desenvolvimento econômico global por meio da inovação, do empreendedorismo e da transferência tecnológica e de conhecimento.
A Associação é uma ONG com status consultivo especial no Conselho Social e Econômico das Nações Unidas e também é um dos membros fundadores da Aliança Mundial para Inovação (WAINOVA). Mais informações no site www.iasp.ws.
Sobre o Conselho Internacional de Diretores
O Conselho Internacional de Diretores da IASP é formado por 18 membros de 15 países. Eles se reúnem duas vezes ao ano: na reunião de fevereiro, na sede da IASP, e no dia anterior à Conferência Mundial da Associação, que neste ano será realizada em Moscou, da Rússia, de 19 a 22 de setembro.
O Conselho é eleito a cada dois anos, em Assembleia Geral da IASP, durante a Conferência Mundial da Associação. Participam do conselho: o presidente, o vice, o tesoureiro e o diretor geral da IASP, que integram o Conselho Executivo; os presidentes das seis divisões regionais da IASP (África, Ásia Pacífico, Europa, América do Norte, América Latina e divisão Ásia Ocidental e Norte da África); e diretores e conselheiros.
O regimento interno da IASP ajuda a manter a identidade internacional da Associação. Não podem votar mais de dois diretores do mesmo país, o que assegura que diferentes partes do mundo estejam sempre representadas no Conselho Internacional de Diretores, e mantém p status da IASP como a única organização global voltada ao segmento de parques tecnológicos. Mais informações sobre o Conselho, neste link: www.iasp.ws/board-of-directors.