Entre os meses de julho e novembro de 2015 o Sebrae Londrina em parceria com a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel/Aintec) desenvolveu o projeto Start It Up – Trilhas de Aceleração, que tem como objetivo o treinamento e a capacitação de startups.
Ao todo, 74 pessoas ligadas à Intuel foram capacitadas em quase 40 horas de cursos, palestras e oficinas. Entre elas, empreendedores incubados, representantes das empresas juniores Business Consultoria (Administração), ELO Consultoria (Psicologia), 3E (Engenharia Elétrica) e Tergeo (Geografia). Foram ministrados dez cursos de qualificação em diferentes áreas, tais como gestão, jurídico, gestão da inovação, excelência em gestão, entre outros.
O consultor do Sebrae Londrina, Fabrício Bianchi, ressaltou o impacto positivo das parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES), Incubadoras e Empresas Juniores. “Essa união é algo muito forte e que gera muitos negócios inovadores. Temos observado isso no momento em que projetos incubados entram no mercado competindo em alto nível”, disse. Bianchi também destacou a capacidade estratégica dos empreendedores em desenvolverem suas startups e o ecossistema em que estão inseridas.
Para Guilherme Eiras, sócio da Osaka, empresa incubada, o treinamento de Modelo de Excelência em Gestão (MEG), foi o mais proveitoso. “Por apresentar uma metodologia validada internacionalmente, possibilitou melhorar os processos de gestão e monitoramento de indicadores da nossa empresa”, avaliou.
A parceria entre Intuel e Sebrae deve continuar neste ano, e a previsão é que os cursos sejam retomados ainda no primeiro semestre.
* Com informações e foto da Aintec