Na última semana (01/12), o Parque Científico e Tecnológico da UFRGS promoveu um evento para o lançamento oficial de sua nova marca, nome e serviços. A partir de agora, o parque passará a se chamar Zenit – inspirado em um termo científico, usado na Matemática e na Astronomia (“zênite”, em Português), que qualifica um “ponto imaginário” na esfera celeste da Terra que se prolonga acima de um observador qualquer.
Durante o ano de 2015, o Parque desenvolveu um portfólio de serviços e reformulou sua identidade visual, a fim de reposicionar-se em alinhamento à quarta geração de Ambientes de Inovação – que têm principais serviços nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, business, gestão e infraestrutura, tendo como base um ambiente orgânico de trocas e interação entre diferentes atores internos e externos à Universidade.
O Zenit terá editais para seleção de empresas associadas não-residentes, que poderão usufruir dos serviços oferecidos com vantagens especiais, entre eles o acesso privilegiado a tecnologias desenvolvidas nos laboratórios de pesquisa da própria UFRGS. Em parceria com outros atores internos do Sistema de Inovação e Empreendedorismo da UFRGS, o Zenit também oferece um robusto conjunto de serviços voltados a todas as etapas das trajetórias de startups e de empreendedores.
Durante o evento, também foi realizada a graduação de uma empresa do Centro de Empreendimentos em Informática (CEI) e a entrega de Plano de Gestão da Inovação (PGI) para 11 empresas participantes do projeto NAGI-UFRGS.
Nome e marca
O nome Zenit foi inspirado em um termo científico, usado na Matemática e na Astronomia (“zênite”, em Português), que qualifica um “ponto imaginário” na esfera celeste da Terra que se prolonga acima de um observador qualquer. A palavra, de origem árabe, indica “a direção acima da cabeça” ou, mesmo, “o ponto acima da cabeça”. A escolha do nome decorre, portanto, da busca por uma direção acima de onde estamos hoje, um caminho a seguir que nos dê um campo de visão maior e nos permita ampliar nossas capacidades dentro de um ambiente diferenciado pela combinação dos conceitos de Ciência & Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.
A definição do símbolo gráfico representativo da marca foi feita a partir de três conceitos-chave representativos dos valores do parque: “Territorialidade”, que diz respeito às tradições locais do Rio Grande do Sul e da cidade de Porto Alegre, com sua diversidade na economia, na cultura e no conhecimento; “Universidade’’, que representa a excelência da UFRGS na formação de recursos humanos e na geração e transferência de conhecimento para a universidade; e “Ciência, Tecnologia e Inovação”, correspondentes à essência de um parque científico e tecnológico. A associação compositiva desses valores resulta em uma forma que expressa a sinergia entre eles.
Portfólio de serviços
O portfólio de serviços do Zenit, organizado nas áreas de Conexão, Inovação, Capacitação e Incubação, pode ser acessado no novo site do Zenit: www.ufrgs.br/zenit
* Com informações e foto da assessoria de comunicação do Zenit