A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define conhecimentos essenciais para a grade curricular da educação básica brasileira, está disponível online para consulta pública. Qualquer pessoa pode se cadastrar e fazer contribuições, que serão analisadas e incorporadas ao texto preliminar do documento.
Ao entrar no sistema de contribuições, é possível opinar sobre qualquer texto ou objetivo de aprendizagem que compõe a base, como emendar ou aperfeiçoar a redação original, ou mesmo excluir ou incluir novos objetivos. Dessa forma, temas como empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência tecnológica podem ser acrescentados à proposta.
Todas as contribuições são identificadas, e os seus autores são solicitados a autorizar a sua publicação. Desta forma, os mediadores poderão publicar comentários e propostas postadas pelos colaboradores. Além dos comentários, o sistema de contribuições dará notícia dos principais interesses dos participantes, as críticas predominantes, a avaliação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Os relatórios serão produzidos por pesquisadores das universidades que trabalham no projeto da Base a partir dos dados da discussão pública. Esses relatórios e as contribuições recebidas das escolas, associações e grupos de pesquisa que subsidiarão a equipe responsável pela revisão do documento preliminar.
* Com informações do site da BNCC
* Foto: Shutterstock