Encerram nesta segunda-feira (16) as inscrições para a chamada de seleção de empresas brasileiras interessadas em participar do Programa de Promoção da Economia Criativa, resultado de uma parceria entre a Anprotec, Samsung e o Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu (CCEI-Daegu), da Coreia do Sul. O programa oferecerá suporte a novos projetos de empreendedorismo do setor de economia criativa, como investimento e mentoria.
As propostas submetidas serão avaliadas por uma banca especializada, formada por Samsung, Anprotec e quatro incubadoras que foram selecionadas para o programa: Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo (Cietec), a Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (Raiar), a Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG) e o Programa de Incubação de Empresas da Universidade Federal de Goiás (Proine/UFG).
Na primeira etapa do programa serão selecionadas oito empresas, que receberão um aporte financeiro de R$ 140 mil bruto, mentorias qualificadas de profissionais do mercado nacional e internacional e a possibilidade de inserção no ciclo produtivo das grandes empresas globais. Empresas de todo o país podem submeter seus projetos, estejam incubadas nas incubadoras participantes do programa ou não.
Ao se inscrever, os interessados devem escolher uma das quatro incubadoras para se instalar. “Essa é mais uma importante ação desenvolvida no âmbito da parceria, que permitirá impulsionar empreendimentos inovadores de nosso movimento, também colaborando para consolidar o setor de economia criativa em nossos ambientes de inovação”, afirma a presidente da Anprotec, Francilene Garcia.
“Nosso objetivo com essa etapa do programa é fomentar o desenvolvimento de novas empresas que desejam criar mudanças positivas para a sociedade, por meio de soluções nas áreas de educação digital, saúde digital, segurança da informação e mobilidade/soluções de convergência (telefones, tablets e wearable)”, afirma Antonio Marcon, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil.
No envio das propostas, as empresas devem atender a uma série de requisitos estabelecidos pela Anprotec e Samsung e enviar a documentação necessária até o dia 16 de novembro. Para informações sobre como se inscrever, acesse a chamada no site da Anprotec (www.anprotc.org.br) e preencha o formulário de inscrição.
* Foto: Shutterstock