A XII Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware) será realizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) entre os dias 14 e 16 de outubro. Uma das novidades desta edição é o 1º Fórum Latino-Americano de Hardware Livre (FLAHW), e o destaque será o Movimento Maker (faça você mesmo). As inscrições custam R$ 140,00 e podem ser feitas na Secretaria do evento no dia 14 de outubro.
De acordo com Marcos Siríaco, um dos organizadores da conferência, “o conceito é que todas as pessoas podem construir, consertar, modificar e fabricar com as próprias mãos”. Para e edição de 2015, 22 especialistas estão confirmados e a ideia é que a iniciativa seja itinerante. “Isso é importante porque permite que pessoas de diferentes regiões possam participar e aprender”, completa. O evento é organizado pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Além do FLAHW, a programação da Latinoware conta com outras atividades relacionadas ao tema, como o tradicional espaço de Robótica Livre, onde são promovidas oficinas e competições com cunho educacional. Temas como geoprocessamento, educação, ilustração, designer, vídeo e animação (2D, 3D), sistemas operacionais e encontros paralelos das principais comunidades de Software Livre.
Segurança Digital
Ameaças e ataques virtuais são preocupações recorrentes de governos e organizações. A prevenção e combate a esse tipo de crime cibernético farão parte da programação da Latinoware 2015. A “Latin Sec”, organizada por especialistas da área de segurança da informação, contará com treinamentos e palestras ministrados por empreendedores, grupos de pesquisa e comunidades underground.
Entre os convidados estão o sub-diretor de pesquisa do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), Alexandre de Barros Barreto, o gerente de rede e segurança em rede do Gabinete do Exército, João Eriberto Mota Filho, o oficial da Arma de Cavalaria do Exército, Paulo Fernando Lamellas, o analista sênior na iBliss Segurança e Inteligência, Alexandro Silva aka Alexos, e o pesquisador de ameaças na Trend Micro, Fernando Mercês.
Mais informações no site do evento.
*Com informações da Assessoria da Latinoware.