O professor Jorge Guimarães tomou posse oficialmente na manhã desta sexta-feira (02/10) no cargo de diretor-presidente da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), durante a reunião de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em São Paulo. Em maio deste ano, Guimarães deixou a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), onde estava desde 2004.
O professor e pesquisador, Jorge Almeida Guimarães, foi eleito pelo Conselho de Administração da Organização para estar à frente do cargo nos próximos quatro anos. Jorge chega com a missão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela EMBRAPII no fomento à inovação industrial, aproximando instituições de pesquisa e empresas para suprir as demandas do segmento.
O professor Jorge Guimarães também foi presidente da Capes por 11 anos, entre 2004 e maio deste ano. Durante sua passagem pela instituição, obteve grande êxito no desenvolvimento do sistema de Pós-Graduação e no aumento da produção de conhecimento científico brasileiro, colocando o Brasil em posição de destaque internacional.
Além de Pesquisador Sênior do CNPq, o novo diretor-presidente percorreu toda a carreira universitária atuando como professor na UFRRJ, UNIFESP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, na UNICAMP, UFF e UFRJ. Atualmente estava lecionando como professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Doutorado em Ciências Biológicas pela UNIFESP e Pós-Doutorado pela National Institutes of Health (USA).
Com informações do Valor Econômico e Embrapii
Foto: Valter Campanato/ABr