Os 54 associados presentes na Assembleia Geral Ordinária da Anprotec, realizada nesta quarta-feira (21), em Cuiabá (MT), elegeram, por unanimidade, a cidade do Rio de Janeiro como sede da 27aConferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, a ser realizada em 2017.
A candidatura foi proposta pelo Parque Tecnológico da UFRJ, associado Anprotec, com apoio da Rede de Incubadoras, Polos e Parques Tecnológicos do Rio de Janeiro (Reinc), da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado. “Para nós, será uma grande satisfação sediar a Conferência de 2017 no Rio de Janeiro, quando se completará 30 anos que os pioneiros do empreendedorismo inovador se reuniram em um primeiro seminário, que teve como uma de suas consequências a criação da Anprotec”, destacou o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Mauricio Guedes.
O Parque Tecnológico da UFRJ foi inaugurado em 2003 e está situado no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha da Cidade Universitária, numa área de 350 mil metros quadrados. No local estão instaladas 47 empresas, sendo 12 grandes, 6 PMEs e 29 startups, além de 6 laboratórios. Desde a sua inauguração, os investimentos no parque alcançaram mais de R$ 1bilhão. Atualmente, cerca de 1500 pessoas trabalham no local.
O Parque tem como missão criar um ambiente de cooperação entre a iniciativa empreendedora e a comunidade acadêmica, incentivar a criação de empresas inovadoras na cidade do Rio de Janeiro, estimular a visão empreendedora nos estudantes da UFRJ e atrair para a Ilha da Cidade Universitária novas atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de bens e serviços inovadores.
* Foto: Shutterstock