Com o objetivo de apresentar o Programa de Promoção da Economia Criativa, a “Sessão plenária especial: Destaques Anprotec” será realizada às 10h do terceiro dia de Conferência, 21 de outubro. A atividade contará com a presença de Antonio Marcon, gerente de P&D da Samsung Brasil, Francilene Garcia, presidente da Anprotec e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Sheila Pires, superintendente executiva da Anprotec, e Yeunbae Kim, vice-presidente de P&D da Samsung Brasil.
O programa é resultado da parceria voltada ao incentivo ao empreendedorismo e à inovação firmada em 24 de abril deste ano entre a Samsung e a Anprotec. Por meio do acordo, a Anprotec se comprometeu a realizar treinamentos, articular políticas públicas e propagar conhecimento sobre economia criativa junto a seus associados e empresas inovadoras. A Samsung, por sua vez, atua como facilitadora da relação entre a Anprotec e o Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu (CCEI), identificando projetos aptos a participarem do programa. Em cinco anos, a empresa investirá US$ 5 milhões no projeto.
“A Samsung, com a intenção de replicar o Modelo Coreano no Brasil, precisava de um parceiro brasileiro que tivesse capilaridade e que pudesse apresentar o programa para os ambientes de inovação e para as empresas ligadas a eles de forma consistente”, explica Francilene Garcia. Por meio dessa parceria, empresas instaladas nos ambientes de inovação associados à Anprotec, como incubadoras de empresas e parques tecnológicos, enviaram suas propostas entre os dias 14 de setembro e 2 de outubro para participar da primeira chamada seletiva, de forma a terem acesso a programas de capacitação, mentoria e investimento de capital semente em setores de interesse.