Nesta segunda-feira, a delegação brasileira começou a agenda da etapa China da Missão Técnica 2015/2. Os participantes viajaram ao condado de Yanqing, localizado ao norte de Beijing, onde conheceram instalações do projeto de Smart Grid do Yanqing Science Park, um dos 16 sub-parques do Zhongguancun Park (Z-Park), e visitaram a Grande Muralha. As atividades fazem parte da programação que antecede a 32ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), que começa oficialmente amanhã (22).
No condado Yanqing, a delegação brasileira e alguns dos participantes da Conferência da IASP conheceram instalações do projeto de Smart Grid do Yanqing Science Park, como o primeiro centro de demonstração de smart grid da China e a incubadora de novas energias. Na área recém-construída do parque, há 24 prédios independentes prontos para a instalação de empresas, com espaço para pesquisa e desenvolvimento, escritórios e produção em pequena escala. Em breve, começarão as construções para serviços de suporte às empresas, como restaurantes, cafés, show-rooms e auditórios.
Depois, os participantes visitaram o Museu da Grande Muralha e assistiram a uma apresentação do Yanqing Science Park, feita pelo presidente do parque. Estabelecido em outubro de 2012, o Yanqing é o mais novo sub-parque do Z-Park e aposta nas áreas de novas energias, produção e conservação de energia, além de proteção ambiental. No setor de novas energias, o foco é em energia solar, eólica e fotovoltaica, P&D, além de serviços de valor agregado para o desenvolvimento de smart grid.
Ao fim da palestra, todos os participantes seguiram para a visita à Grande Muralha, um dos principais pontos turísticos do país.