A Invita Nutrição, empresa incubada na Habitat, em Belo Horizonte (MG), foi apontada como a segunda PME que mais cresceu no Brasil e a primeira que mais cresceu na região do Sudeste em 2015. A classificação foi divulgada pela pesquisa anual “200 Pequenas e Médias Empresas (PME’s) que Mais Crescem no Brasil”, publicada pela Deloitte em parceria com a Editora Abril. O objetivo é destacar as empresas emergentes que mais expandem seus negócios no país.
Após o lançamento dos primeiros produtos em 2012, a Invita apresentou crescimento comercial elevado, saindo da condição pré-operacional para se tornar uma empresa em ascensão. Entre 2012 e 2014, o negócio registrou crescimento de 700%. Os recursos captados por meio de agências de fomento já somam mais de R$ 1,5 milhão e a grande capacidade de atração de investidores – uma vez que a empresa é investida pelo Fundo Criatec I – confirmam o caráter inovador dos seus projetos.
Com forte base científica, a empresa foi criada por um grupo de pesquisadores da área de Ciência dos Alimentos e é especializada no desenvolvimento de produtos destinados a pacientes com doenças e condições clínicas especiais, como a alergia à proteína do leite de vaca.
Além da linha para nutrição clínica, a empresa tem diversificado o seu portfolio. Nesse sentido, lançou em 2014 o Proteo – Frosty Whey, um alimento gelado que busca instituir uma nova categoria de produtos para atletas com objetivo de democratizar o uso do Whey Protein.
Para a Biominas Brasil, entidade gestora da Incubadora Habitat, o ótimo desempenho da Invita demonstra o potencial de sucesso de negócios que nascem e são apoiados por incubadoras no país e, sobretudo, comprova a possibilidade de construir negócios escaláveis em ciências da vida.
*Foto: Paulo Cunha/Outra Visão.