O programa Aceleração de Sinergias, desenvolvido pelo Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), está entre os 10 finalistas do Inspiring Solutions, premiação da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP) que visa a identificar soluções e ideias inovadoras relacionadas à eficiência de ambientes de inovação. O Tecnopuc é o único representante brasileiro concorrendo à premiação, que anunciará o resultado em setembro, durante a 32a Conferência da IASP, na China. No evento, o Tecnopuc e a incubadora Raiar também irão apresentar o Startup Garagem – Programa de Modelagem de Negócios da Raiar – e o Programa de Internacionalização do Parque.
Os vencedores do Inspiring Solutions serão escolhidos por votação online, disponível neste link. Podem votar membros da IASP, dentre parques tecnológicos e áreas de inovação em todo o mundo, incluindo associações como a Anprotec.
Tanto o Tecnopuc como a incubadora Raiar estão entre os vencedores do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido anualmente por Anprotec e Sebrae. A Raiar venceu o prêmio em 2014, na categoria Incubadora de Empresas Orientada para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias (PIT). Já o Tecnopuc venceu na catgeoria Melhor Parque Tecnológico, em 2004 e 2009.
Aceleração de Sinergias
O objetivo do programa é identificar necessidades e potencialidades de cada organização instalada no Tecnopuc, desde as startups incubadas na Raiar até as operações consolidadas. O programa teve início em 2014, proporcionando oportunidades de troca, conexão e relacionamento entre as empresas do ecossistema de inovação da PUCRS. “Queremos que as relações entre as empresas sejam cada vez mais orgânicas e pretendemos, até o final de 2015, levar este programa para todas as organizações, além de avaliar oportunidades de integração com ações da Universidade”, afirma o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki.
* Com foto e informações da Assessoria de Comunicação da PUCRS