As 54 empresas graduadas e 27 startups da Incubadora da Coppe, parte integrante do Parque Tecnológico da UFRJ, fecharam o ano de 2014 com faturamento de R$ 289 milhões, montante 22% superior a 2013. “Este resultado reforça a importância deste locus de inovação e revela o impacto de empreendimentos de tecnologia de ponta na sociedade”, diz Lucimar Dantas, gerente da Incubadora.
Além do resultado extremamente positivo, quatro novas empresas passam a integrar o grupo de empreendedores da Incubadora. As novas companhias foram escolhidas em edital em março de 2015 e poderão ficar incubadas por um prazo de três anos, tendo à disposição infraestrutura física e tecnológica, além de assessorias, treinamentos e acompanhamento. As empresas selecionadas foram: GT2 – robótica para inspeção de caldeiras; Petcell – terapia celular para animais; Optimatech – otimização de processos na indústria alcooleira e ATOMUM – avaliação de processos industriais usando radiotraçadores.
Sobre a incubadora:
A Incubadora tem como foco a criação de empresas com base no conhecimento tecnológico adquirido em centros e grupos de pesquisa da universidade. A atuação da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ está focada principalmente nas áreas de Petróleo e Gás, Energia, Meio Ambiente, Biologia e Tecnologia da Informação. Esses setores são fortemente estimulados pelos laboratórios e pesquisadores da própria Coppe e UFRJ, além da proximidade com o Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras.
*Com informações e imagem da Coppe/UFRJ