Nesta quinta-feira, 16 de julho, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) realizou a Cerimônia Especial de Graduação de Empresas, como parte dos eventos do Cinquentenário do Instituto. A cerimônia homenageou 30 empresas, dentre as 57 que passaram pela Incubadora de Empresas e Projetos da instituição, como também importantes personalidades e instituições que apoiam o movimento de empreendedorismo na região. A Anprotec foi um das homenageadas e o diretor Sergio Risola representou a instituição durante a cerimônia (foto). Além das homenagens, duas empresas foram graduadas: Fit Networks e Hit Soluções Tecnológicas. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, dentre autoridades regionais e federais, empresários e colaboradores do Inatel.
Para o empresário Leandro Morais, da empresa Numus Desenvolvimento de Software, a homenagem marca a continuidade de uma história iniciada na Incubadora do Inatel. “Eu fico muito contente em poder participar. Sabemos do nome do Inatel e como o empreendedorismo é forte em Santa Rita do Sapucaí. Ser homenageado nessa festa é uma satisfação muito grande para mim e para todos da empresa”, afirma.
Dentre as personalidades homenageadas se destacam o professor Mário Augusto Nunes, ex-diretor do Inatel e precursor do ensino do empreendedorismo na instituição; o escritor Fernando Celso Dolabela, um dos pioneiros do ensino de empreendedorismo no Brasil; professor Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fapemig; Dr. José Claúdio dos Santos, diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, e; Roberto Souza de Pinto, presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – Sindivel.
Fernando Dolabela, ressaltou a importância do Inatel na criação de uma cultura empreendedora. “O empreendedorismo é um fenômeno de contágio social, é um valor. E é também um fenômeno de cidade. Por isso é impossível separar o Inatel de Santa Rita do Sapucaí. Talvez, quem é da cidade (e do Inatel) não tenha consciência do que a cidade desperta para quem vem aqui. Estou sendo homenageado hoje, mas a grande homenagem que Minas Gerais e o Brasil deve prestar é para o Inatel e para Santa Rita do Sapucaí. Essa cidade que é o altar do empreendedorismo do País.”
O evento também homenageou importantes instituições que contribuíram para o desenvolvimento da cultura empreendedora no Inatel e no Vale da Eletrônica. Foram homenageados o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae; a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec; o Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq; o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG; o Rede Mineira de Inovação – RMI; a Fundação de Amparo e Apoio a Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig; o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – Sindivel, e a Escola Técnica de Eletrônica Francisco da Costa Moreira – ETE.
José Claudio dos Santos, presidente em exercício do Sebrae Nacional, destacou a importância Incubadora do Inatel para o desenvolvimento local e setorial. “É um momento especial para todos nós, principalmente quando podemos sair de Brasília e visitar um projeto tão importante, em uma cidade que é referência para o Brasil. Vale a pena ver esses projetos de perto. Agradeço a homenagem em nome de toda diretoria do Sebrae”.
Para o professor Marcelo de Oliveira Marques, diretor do Inatel, o evento reafirmou o compromisso da Incubadora do Inatel em contribuir decisivamente com o desenvolvimento local e setorial de Santa Rita do Sapucaí. “Um momento especial, em que foi possível comemorar o cinquentenário e homenagear àquelas pessoas e instituições que participaram, participam e continuarão participando da história de nossa instituição e de sua fundamental importância para o Vale da Eletrônica.”
O evento foi realizado pelo Núcleo de Empreendedorismo do Inatel – NEmp, em parceria com o Sebrae Minas.
* Com informações e foto do Inatel