Nesta segunda-feira (15), teve início a primeira rodada de jogos do Simulador de Negócio do Desafio Universitário Empreendedor. Com o simulador, os universitários têm a oportunidade de aprender na prática a gestão de um negócio e ainda contar pontos na competição nacional de empreendedorismo, que inclui, entre os prêmios, uma viagem internacional para um centro referência em negócios.
Para participar, basta o estudante universitário se inscrever na página do Desafio. As inscrições mantêm-se abertas por tempo indeterminado e a etapa estadual classificatória ocorre em setembro de cada ano, quando os pontos acumulados no jogo são considerados para classificar as equipes.
No simulador, os estudantes são administradores de empresas e podem trabalhar em equipe. Eles devem tomar decisões sobre questões como preço, investimento em propaganda, prazos de recebimentos e pagamentos, compras de insumos e máquinas, contratação e demissão de pessoal, empréstimos, financiamentos, entre outras.
“Essa é uma ferramenta disponível para ser utilizada em sala de aula pelos professores universitários que lecionam disciplinas de gestão. O simulador pode facilitar o repasse de conteúdos de empreendedorismo”, afirma Olívia Castro, gerente-adjunta de Capacitação Empresarial (UCE) do Sebrae Nacional e gestora nacional do Desafio Universitário Empreendedor. O professor que se inscrever no Desafio poderá utilizar o simulador e acompanhar o desempenho de seus alunos em cada rodada.
*Com informações e imagens da Agência Sebrae