Projeto desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Maringá, o Vale da Seda, representará a moda paranaense na 39ª edição do principal evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week (SPFW). Entre os dias 13 e 17 deste mês, serão apresentadas as tendências e apostas para o verão 2016. Na ocasião, o Vale da Seda terá seus produtos comercializados na loja-conceito do evento, a Fashion Forward Shop (FFWShop), espaço destinado para divulgação e vendas de produtos com edição limitada. Outros 12 empresários paranaenses, selecionados pelo Sebrae/PR, terão a oportunidade de conhecer os bastidores do evento, assistir a desfiles e participar de palestras.
A coordenadora estadual do Setor do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, explica que a participação do Vale da Seda e de empresários paranaenses é de fundamental importância e é fruto de um convênio firmado entre o Sebrae Nacional com o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD). “Por meio deste convênio, as empresas participantes dos projetos ligados à carteira da moda do Sebrae, em todo Brasil, têm a oportunidade de passar por uma curadoria e participar deste evento”, explica a consultora.
Os 12 empresários que participarão do SPFW são de diferentes lugares do estado, como Apucarana, Francisco Beltrão, Cianorte, Maringá e Terra Roxa, cidades-polo na produção da moda. Carla Werkhauser afirma que o objetivo da participação dos empresários é vivenciar a atmosfera do principal evento de moda do Brasil, observar a cenografia, a comercialização na FFWShop, perceber como o evento desperta desejo, por ser um ambiente de exclusividade e criatividade. “Os conceitos de moda e comportamento observados pelos empresários de pequenas empresas servirão de referência para repensar suas marcas e inovar em suas empresas. É uma forma de abrir a mente, se inspirar com o que a moda propõe”, diz Carla Werkhauser.
A programação da comitiva de empresários paranaenses, durante o SPFW, incluirá uma visita à sede do Grupo InBrands, onde estão instaladas equipes de criação, desenvolvimento e produção de marcas, como Alexandre Herchcovitch, Ellus, Ellus 2nd Floor e Salinas, por exemplo; acompanhamento à loja-conceito FFWShop, desfiles, visita ao backstage e à disputada Sala de Imprensa do evento, além da oportunidade de benchmarking com pequenas empresas da indústria da moda de outros estados brasileiros.
*Com texto da Universidade Estadual de Maringá