Uma grande dificuldade enfrentada por empresas iniciantes é financiar a sua inovação. Quando se trata de uma inovação tecnológica isto muitas vezes se torna ainda mais difícil já que o desembolso de recursos deve ser aplicado na fase inicial da empresa, no desenvolvimento do produto e em um curto espaço de tempo. E a partir da necessidade de receber incentivos financeiros, as empresas que estão começando podem contar com recursos provenientes de órgãos e agências de fomento à pesquisa e inovação. A Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel oferece um trabalho de prospecção de editais de recursos e repassa periodicamente estas informações para as empresas incubadas.
Nesse sentido, a Incubadora também auxilia os empresários na confecção dos projetos que serão submetidos a estas agências de modo a minimizar os erros. As empresas contempladas com esses recursos podem financiar suas inovações, além de utilizá-los na aquisição de softwares e equipamentos, na contratação de consultorias pontuais especializadas e em participação em rodadas de negócios.
O Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), a Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se destacam como importantes agentes nesse processo de fomento a novas empresas de inovação.
A maior parte das empresas de sucesso da Incubadora, incubadas ou já graduadas, usufruíram e continuam usufruindo de recursos de fomento para financiar suas inovações. No ano de 2014, por exemplo, somente as empresas incubadas neste período conseguiram captar diretamente aproximadamente R$ 800 mil para financiar suas inovações tecnológicas. Tal medida resultou em benefícios diretos para as próprias empresas incubadas como, por exemplo, as várias consultorias altamente especializadas que foram contratadas e disponibilizadas para as empresas.
Sebraetec – Fomento específico para incubadas
Uma iniciativa do Sebrae voltado para pequenos negócios, o Sebraetec se destaca por oferecer os processos seletivos abertos por regiões, contemplando com vários benefícios empresas e incubadoras. Outra vantagem é que o Sabraetec disponibilizará um edital exclusivo para empresas incubadas em 2015, assim como fez em 2014.
Seleção de novas empresas
A Incubadora do Inatel está com inscrições abertas para novas empresas. Alunos, ex-alunos e sócios (associados a alunos ou ex-alunos), que têm interesse em desenvolver produtos e serviços de base tecnológica, podem participar da seleção. As inscrições vão até o dia 15 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3471-9257.
*Com informações e foto da Incubadora do Inatel