O Encontro iTec 2015 – negócios em inovação e tecnologia, começou nesta manhã (28), no Espaço Villa Lobos, em São Paulo (SP). Com programação prevista até o fim desta quarta-feira, o evento reúne empresas, consultorias, órgãos de governo e do setor privado para compartilhar suas práticas, demandas ou desafios e soluções, em um ambiente de inovação aberta baseada em desafios.
“As palestras do Encontro iTec 2015 têm como mote o ‘como fazer’. Devem indicar os caminhos para que as empresas sejam bem sucedidas nas parcerias”, destaca Vera Crósta, coordenadora do Programa iTec, da qual o Encontro é uma das atividades. Todos os atores ligados a empreendedorismo e inovação no Brasil estão representados na programação de palestras do Encontro iTec 2015.
Órgãos de governo que apoiam a inovação, como os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), falaram sobre programas que ajudam as empresas a inovarem. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) abordou o uso estratégico de patentes para negócios tecnológicos, apresentando o Radar Tecnológico, uma grande prospecção internacional de patentes, feita de forma setorial, e que indica tendências tecnológicas nas áreas selecionadas pelo instituto.
Consultorias também estão dando orientações. O escritório Kasznar Leonardos discutirá contratos de tecnologia e segurança jurídica em parcerias. Já a consultoria Rocha Marques vai falar sobre como alavancar negócios utilizando os incentivos fiscais para inovação previstos na Lei do Bem, enquanto a Inventta+BGI apresentará uma palestra sobre apoio financeiro para inovar e a Clark, Modet &Co abordará a importância da proteção e da gestão dos ativos intelectuais.
Programação de quarta
Além das apresentações de desafios e soluções por parte das empresas que compõem a Plataforma iTec, a programação de quarta-feira do evento manterá as palestras com instituições e órgãos governamentais ligados ao empreendedorismo. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai falar sobre soluções tecnológicas e sobre seus instrumentos de apoio financeiro à inovação. O principal financiador das atividades de inovação no Brasil, a Finep, também estará presente.
Senai e Sebrae, que a cada ano têm ampliado suas ações e investimentos para a área de inovação com ações como a criação dos Institutos Senai de tecnologia e o Sebraetec, por exemplo, também estarão no Encontro iTec 2015. O Sebrae vai abordar o livro “Ten Types of Innovation”, de Larry Keeley, Helen Walters, Ryan Pikkel e Brian Quinn, no qual os autores apresentam diversos casos de inovação e identificam os 10 tipos mais usados pelas empresas.
Anprotec
A Associação compõe o Comitê Técnico da Plataforma iTec e está com um estande no evento à disposição de participantes e associados. Ao longo desses dois dias de atividades, empreendimentos ligados ao Instituto Gênesis, da PUC Rio, à Fipase, de Ribeirão Preto, à Fundação Certi, da Universidade Federal de Santa Catarina, à Incubadora Inova, da Universidade Federal de Minas Gerais, à Incubadora da Universidade Federal de Alagoas e à Incubadora de Sorocaba participaram do evento.