O IV Diálogo Interamericano de Autoridades de Micro, Pequenas e Médias Empresas foi encerrado na sexta-feira (17) na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos. Os países membros foram chamados a continuar e fortalecer o diálogo por meio da criação de três grupos de trabalho em áreas-chave identificadas como estratégicas para apoiar o desenvolvimento de MPMEs e firmar um acordo para convocar uma reunião a cada dois anos.
O evento, co-organizado pela OEA, incluiu a participação de autoridades públicas e diretores executivos de instituições de apoio às MPMEs e outras organizações, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal) e o Banco Mundial. O consultor de projetos da Anprotec, Alexandre Steinbruch, representou a entidade no evento que começou no dia 16 de abril.
Os três grupos criados no encerramento do Diálogo trabalharão com os seguintes temas: fortalecimento de instituições de apoio às MPMEs, inovação e internacionalização das MPMEs e mulheres empresárias. Os grupos de trabalhos buscam assegurar a implementação de iniciativas que surjam doo Diálogo promovido pela OEA, com o acompanhamento de atores relevantes.
Por fim, o governo mexicano se ofereceu para sediar o V Diálogo em 2017.
*Com informações da OEA
*Foto: Juan Manuel Herrera/OAS