“Se você pode sonhar, você pode fazer”. A frase de Walt Disney é o tema da 2ª edição do Startup Weekend Inatel, que será realizado entre os dias 10 e 12 de abril. O evento, promovido pelo Inatel, de Santa Rita do Sapucaí (MG), consiste em uma maratona de empreendedorismo, em que os participantes são desafiados a criar uma empresa em apenas 54 horas. Vence quem apresentar a ideia com maior possibilidade de se tornar um empreendimento de alto impacto.
Com o apoio do Sebrae, a atividade é voltada para estudantes e profissionais de todo o país que tenham habilidades nas áreas de Design, Desenvolvimento ou Negócios. Ao todo, serão disponibilizadas 120 vagas. O 1º lote de ingressos já está à venda no site inatel.startupweekend.org com desconto de 15% para estudantes e desconto também para alunos (30%) e colaboradores (15%) do Inatel.
Este ano, o time de mentores será composto por empreendedores de destaque como o Co-CEO Global do Easy Taxi, Dennis Wang; a CEO da GeStartup, Lígia Zeppelini; o Co-fundador da Descola, André Tanesi e o CEO e Co-fundador da Pandô APPs, Thiago Ferreira. Esses profissionais com grande experiência na criação e planejamento de startups de sucesso serão responsáveis por prestar consultoria aos participantes durante todo o evento.
O Startup Weekend é um evento global realizado em mais de 95 países ao redor do mundo, que tem patrocinadores globais como o Google, a Amazon e a Coca-Cola. Em suas diversas edições, já possibilitou a criação de mais de 8 mil startups. Um exemplo é a Talugo, plataforma de aluguel de produtos criada durante a 1ª edição do evento realizada no Inatel, no ano passado.
A ideia, eleita a vencedora, foi levada adiante por dois membros da equipe que hoje coordenam a empresa. A startup já recebeu diversos prêmios e foi selecionada para participar da Campus Party 2015, no espaço destinado às empresas com grande potencial para conquistar o mercado, a Startup & Makers Camp. “Transformamos muito mais do que canvas em protótipos, ideias em negócios, transformamos a nós mesmos. E tenho certeza de que jamais voltaremos ao tamanho original”, destacou Paula Morais, uma das sócias fundadoras da Talugo, ao final da 1º Startup Weekend Inatel.
Competição
O evento começa na sexta-feira à noite, dia 10 de abril, com uma palestra de abertura. Logo após, os participantes deverão compartilhar suas ideias empreendedoras e convencer outros participantes a se juntarem à equipe que vai trabalhar na ideia e transformá-la em uma startup.
Com as equipes formadas, os participantes deverão montar um plano de negócios, comprovar as demandas dos serviços ou produtos oferecidos pelo empreendimento, idealizar o nome da empresa, entre outros detalhes, e apresentar a startup no domingo aos jurados, que escolherão o empreendimento com maior potencial.
*Com informações e imagem do Inatel