Após dois meses à frente de forma interina, Francilene Garcia foi eleita por aclamação, nesta quarta-feira (4), presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti). A eleição foi realizada durante o primeiro fórum da entidade em 2015, com a presença de 18 Estados da Federação, organizado na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília (DF). Secretária Executiva da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Francilene também é presidente da Anprotec e diretora geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).
O Consecti foi criado em 2005 e completa 10 anos de operação em 2015. De acordo com a presidente recém-eleita, a missão do Conselho é coordenar e articular os interesses comuns das Secretarias Estaduais de CT&I e contribuir para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros.
“Trata-se de um fórum de articulação política para os sistemas locais de inovação, facilitando o diálogo e a pactuação de políticas públicas com a União e outros parceiros nacionais e internacionais”, explica Francilene.
Para ela, a agenda do Consecti tem uma estreita relação com a atuação da Anprotec nos temas da promoção e do fortalecimento de ambientes de inovação nos Estados e nas diferentes Regiões do país. “Tomando-se o atual cenário instalado no país, a atuação política do Consecti será primordial para encaminhamentos de programas e parcerias com ênfase na contínua mobilização da sociedade em prol da CT&I”, conclui a presidente.