A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) inaugura no dia 16 de março as instalações de sua nova sede, no Centro de Inovação Acate (CIA) – Primavera, com o compromisso de impulsionar o crescimento do setor em um ambiente de referência para a inovação em Santa Catarina. O novo espaço corporativo da Acate está localizado no km 4 da SC-401, a chamada Rota da Inovação de Florianópolis, dentro de um complexo de mais de 6 mil m2, projetado para concentrar a sede da associação, a incubadora MIDI Tecnológico e o Instituto Internacional de Inovação – i3, junto a empresas de tecnologia da Capital estabelecidas em espaços locados.
De acordo com o presidente da Acate, Guilherme Bernard o ambiente no CIA reflete uma nova filosofia de trabalho, baseada na colaboração, na troca de ideias e no uso racional dos recursos, além de fazer jus à evolução do setor tecnológico no Estado em 29 anos de atuação da associação. A força do setor tecnológico na capital catarinense, onde o novo CIA se estabelece, é retratada pela geração de empregos – são 6 mil vagas ocupadas em Florianópolis, concentração maior do que a da cidade de São Paulo na proporção por habitantes. Em Santa Catarina, a área de tecnologia agrega 20 mil profissionais e apresentou crescimento de 15% em 2014.
“Toda essa estrutura foi possível a partir do investimento privado, sem a dependência de setores públicos e fortalecendo a Rota da Inovação. Fatores como a procura recorde por vagas de incubação junto ao MIDI, incubadora reconhecida três vezes como melhor do Brasil, indicam um futuro ainda mais promissor para o setor tecnológico catarinense”, considera Bernard.
O projeto horizontal do Centro de Inovação Acate ocupa um galpão de dois andares com amplo lounge para coworking e uma arquibancada que serve como ponto de encontro. O imóvel conta com serviços pay per use e infraestrutura de TI de alto padrão, em um espaço favorável à troca de ideias e aos negócios colaborativos. A recepção é compartilhada e 20 áreas para reuniões se espalham pelo complexo, com auditório e 32 salas para locação para empresas associadas, das quais 90% já estão negociadas. As plantas são flexíveis, com unidades de 59 m2 até 320 m2, e o espaço conta ainda com mezanino com vending machines e bicicletário.
O arquiteto responsável pelo projeto do CIA é Guilherme Moki, especializado em espaços corporativos para a área de tecnologia, com trabalhos para Google Brasil, Nokia e NSN – Nokia Siemens Network.
O ato de inauguração do CIA e da nova sede da Acate terá início às 8h30, e contará com palestra internacional sobre a importância da inovação, ministrada por Dennis Tsu, diretor-executivo do SRI International, da Califórnia. A palestra inaugural faz parte do eixo do convênio “Expansão de Infraestrutura para Inovação”, firmado entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti). As inscrições devem ser feitas através deste link.
*Com informações e foto da Acate