A Anprotec divulgou, nesta quarta-feira (11), uma lista com instituições estrangeiras parceiras que estão aptas e dispostas a receber bolsistas brasileiros do programa de estágio pós-doutoral para gestores de ambientes de inovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nessa lista, os candidatos encontrarão uma relação de parques tecnológicos dos Estados Unidos, da China, do Canadá, de Portugal e do Reino Unido, com os quais a Associação realizou um contato prévio e se mostraram adequados ao perfil proposto pela Capes.
A lista apresenta sugestões de instituições que podem receber os bolsistas contemplados pelo edital, não representando destinos obrigatórios dos bolsistas. Além das localidades indicadas no levantamento, é possível candidatar-se a uma vaga em instituições da Ásia e da América Latina, por exemplo.
A Associação tem trabalhado constantemente na divulgação do edital junto a seus parceiros e associados. Além da lista, a Anprotec também providenciou a tradução do texto para o inglês a fim de facilitar o alinhamento com as instituições estrangeiras. Outra iniciativa nesse sentido foi a produção de um FAQ com os principais questionamentos sobre o edital, documento que também foi traduzido para o inglês.
Edital
O edital é fruto de um esforço conjunto entre a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Anprotec, em benefício dos ambientes de inovação brasileiros. Segundo o vice-presidente da Associação, Jorge Audy, o intuito desse edital é incentivar a especialização de gestores de ambientes de inovação brasileiros. “É uma lógica de começarmos a criar uma massa crítica no país no mais alto nível”, afirmou.
Os interessados em se candidatar a uma bolsa devem inscrever seus projetos até o dia 15 de março.
Confira os principais links: