Após a entrega do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, o assessor de planejamento e estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Manoel Santana, anunciou a publicação de um edital de programa de estágio pós-doutoral para gestores de parques tecnológicos, nas áreas e temas que compõem o Programa Ciência sem Fronteiras, cobrindo os seguintes temas de Pesquisa/Estágio:
a) Gestão de ambientes de inovação, em especial Parques Científicos e Tecnológicos;
b) Pesquisa e geração de publicações sobre os temas relevantes nesta área, notadamente em relação Universidade-E mpresa-Governo, Modelo da Tripla Hélice, ecossistemas de inovação;
c) Análise de modelos de desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social derivados de empreendimentos na área de ambientes de inovação, em especial Parques Científicos e Tecnológicos-PCTs.
d) Pesquisa sobre modelos de gestão e governança de ambientes de inovação, em especial PCTs.
Publicado ontem, o edital é voltado à inovação tecnológica na área de gestão e desenvolvimento de ambientes de inovação (PCTI – Parques Científicos e Tecnológicos e a área de Inovação) instalados no País, com base na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Plano Brasil Maior) e no contexto do PNI. O objetivo é dar maior visibilidade internacional aos ambientes de inovação brasileiros, em especial os Parques Científicos e Tecnológicos, e ampliar o potencial de desenvolvimento desses ambientes com o posterior retorno do bolsista.
Serão concedidas bolsas individuais, no valor de US$ 2,100.00 (dois mil e cem dólares) para bolsistas que forem estagiar nos Estados Unidos; e de € 2.100,00 (dois mil e cem euros) mensais para os bolsistas que forem estagiar na Europa. A duração da bolsa será de 6 meses, renovável por igual período – em função do desempenho do bolsista, avaliado por relatório que deverá ser enviado à Capes. As inscrições devem ser feitas até às 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 15 de março de 2015.
Acesse o edital.
* Com informações da Capes
*Na foto, Manoel Santana entrega o trofeú ao representante empresa Fit Networks, terceira colocada na categoria Melhor Empresa Incubada/Crédito: Wenderson Araújo/Trilux Fotografias