As organizações do Conselho da Semana Global do Empreendedorismo (SGE) lançam, nesta quarta-feira, 19, o Prêmio de Educação Empreendedora. O evento de lançamento será realizado na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo/SP, e a premiação será destinada não apenas a alunos, mas também a colaboradores, pesquisadores, professores e docentes que apresentem iniciativas na área do empreendedorismo. A divulgação dos vencedores deve acontecer em abril de 2015.
De acordo com Wilma Resende Araujo Santos, superintendente da Junior Achievement Brasil, o critério principal de avaliação é a inovação. “Vamos avaliar a capacidade dos concorrentes em utilizar diferentes modelos de aplicação”, justifica Wilma. Os participantes serão analisados por suas experiências de ensino de empreendedorismo aplicadas para estudantes universitários, desde que as mesmas tenham sido realizadas, no mínimo, a partir de janeiro de 2014.
Abertura oficial
A SGE iniciou sua edição de 2014 na segunda-feira, 17 de novembro, em todo o mundo, mas no Brasil as atividades acontecem durante o mês todo. A Semana é um movimento global que acredita na causa do empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico e social, e que busca promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro, fortalecendo assim a cultura empreendedora. Participam da SGE mais de 150 países, milhares de organizações e milhões de pessoas. Apenas no último ano, a SGE mobilizou no Brasil mais de 1,7 milhão de pessoas, com cerca de 4 mil atividades – o que faz da SGE brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. E, apesar de eleger uma “semana oficial” para reunir as principais atividades que celebram o movimento, a SGE é responsável por mobilizar pessoas e organizações durante todo o ano, promovendo discussões e ações em prol da causa.
A principal característica do movimento é convidar pessoas, físicas e jurídicas, que acreditam no empreendedorismo para se tornarem parceiras e criar eventos sobre algumas das vertentes do tema, conectando, capacitando e inspirando o público para que eles transformem ideias em iniciativas de sucesso. Para isso, diversas entidades do movimento, como a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), auxiliam na promoção e na construção da SGE, participando do Conselho Nacional.
Parceiros
A SGE tem a Endeavor como a líder do movimento no Brasil, responsável pela coordenação e gestão do movimento, auxiliando na mobilização de parceiros e na conexão de milhares de entusiastas, que se tornam embaixadores do movimento. A edição de 2014 da SGE foi viabilizada com o apoio do Instituto Rede, Santander, Sebrae e Kroton, grupo de educação gestor das marcas Anhanguera, Pitágoras e Unopar, patrocinadores nacionais e grandes parceiros de mobilização do movimento, além do apoio da Eventick. Além disso, outras nove organizações, contando com a Anprotec, auxiliam na mobilização e construção da SGE por meio da participação em um Conselho Nacional, composto por Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Artemísia, Ashoka, Brasil Júnior, CONAJE, Junior Achievement e Sebrae.
*Com informações da Endeavor e da Junior Achievement