A NEW-e , empresa instalada na Incubadora Tecnológica Hestia, forneceu a quarta versão de um protótipo de conversão de energia eletromecânico ergométrico para o novo veleiro da Família Schurmann, o Kat. Similar a uma bicicleta ergométrica, mas com design e projeto tecnológico próprios da empresa incubada, o equipamento auxiliará na geração de energia renovável para alimentar a embarcação durante a Expedição Oriente, iniciada em setembro.
Com o Kat, que também conta com outras fontes de energia renovável como fotovoltaica, hidrodinâmica e eólica, além de sistema de iluminação LED e outras tecnologias sustentáveis, a Família Schurmann dará sua terceira volta ao mundo, numa expedição que reproduzirá a suposta rota que os chineses fizeram, antes dos europeus, ao redor do globo.
New-e
Prestes a formalizar suas atividades e se tornar uma empresa startup científica, a NEW-e é uma spin-off da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e está pré-incubada na Hestia, incubadora ligada ao Instituto de Física e à Escola de Engenharia da UFRGS.
Os sócios-fundadores são Carlos Sonier do Nascimento, engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutorando pela UFRGS, que assumiu a responsabilidade técnica pelos projetos de P&D da NEW-e, enquanto Tainan V. Caballero, graduando do Instituto de Física/UFRGS, produtor executivo e cultural e designer gráfico, responde pela parte empresarial da empresa. Mais informações aqui.
* Com informações da Incubadora Hestia/UFRGS * Foto: Site da Família Schurmann