Visando ampliar os contatos internacionais, a Fipase (Fundação Instituto Polo Avançando da Saúde) e o Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto participam, até o dia 12 de novembro, da BIN@Sheffield, na Inglaterra. O encontro é parte da BIN@TM (Business e Innovation Network), é uma iniciativa da Universidade do Porto (Portugal) e tem como objetivo a formação de uma rede sustentável de inovação.
A Fipase é apoiadora da BIN@TM e esteve entre os organizadores do evento realizado no Brasil em 2013. “Temos uma experiência muito positiva em relação a participação da Fipase da Supera nas edições anteriores da BIN. O evento é a oportunidade trocarmos experiências e práticas profissionais com representantes das indústrias, universidades, parques tecnológicos, incubadoras de empresa, além de investidores”, explica Dalton Marques, gerente da Fundação.
Durante os três dias de evento, estão sendo realizadas palestras, sessões técnicas, workshops e encontros de negócios. “Para o Supera Parque, participar do BIN@Sheffield – que é um dos maiores e mais importantes encontros de inovação, é a oportunidade de ampliar a cooperação e a colaboração entre os pesquisadores brasileiros e pesquisadores de todo o mundo”, afirma Eduardo Cicconi, gerente do Parque.
Entre os palestrantes, participam professores e pesquisadores de universidades do Brasil, Chile, Espanha, Escócia, Inglaterra, Japão, Portugal, entre outros. A programação do BIN@Sheffield está disponível no site http://businessandinnovation.net/binsheffield2014.
Na foto: Dalton Marques (gerente de desenvolvimento da Fipase) , professor Vanderlei Bagnato (diretor da Agência USP de Inovação) e Mariana Trevelin Souza (doutoranda da UFSCar, que apresenta resultados de pesquisa no evento).
BIN@Brazil
Em 2013, a quarta edição do encontro aconteceu em Ribeirão Preto-SP, com organização da Fipase e Universidade de São Paulo (USP). Foi a primeira vez que o evento aconteceu fora da Europa e reuniu 350 participantes – que assistiram palestras sobre empreendedorismo, negócios, gestão da inovação, além de sessões técnicas nas áreas de energia, materiais renováveis, fármacos e biotecnologia, tecnologia da informação e equipamentos para saúde.
Participaram aproximadamente 60 palestrantes, originários de sete países – Brasil, Portugal, Inglaterra, Canadá, Chile, Suécia e Eslovênia. Na Rodada de Negócios, organizada pela APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), 15 empresas participaram interagindo entre si, totalizando 25 encontros de negócios.
Fipase
A Fipase, criada em 2001, por meio de lei municipal, atua no desenvolvimento da indústria de equipamentos e produtos de saúde em Ribeirão Preto, e no apoio aos setores de tecnologia da informação, biotecnologia, química, fármacos e cosméticos. Mantida pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Fipase é a gestora da marca Supera que dá nome à Incubadora de Empresas, ao Centro de Tecnologia e ao Parque Tecnológico.