Depois de alguns anos sem que a Feira de Tecnologia de Campina Grande (FETECh) fosse realizada, o estado da Paraíba retomou, com a 12ª edição do evento, a tradição do debate em torno do desenvolvimento científico e tecnológico no estado. O ano de 2014 se faz ainda mais relevante para o retorno dessa tradição, porque marca os 30 anos do lançamento do Programa de Implantação de Parques Tecnológicos no país, assinado pelo então presidente do CNPq. A política marca o início do movimento do empreendedorismo inovador brasileiro e, na época, Campina Grande foi uma das cidades selecionadas para implantar um parque tecnológico.
A diretora-presidente da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Francilene Procópio Garcia, declarou que a retomada da 12ª FETECh foi bastante positiva. De acordo com ela, a marca principal deixada com a realização da Feira foi a satisfação dos campinenses com o seu retorno. “Esta satisfação, não só expressa na conduta dos expositores, das instituições acadêmicas, das empresas, das agências de fomento, mas, sobretudo do público que a visitou” enfatizou.
Centrada no tema “Criando conexões e parcerias”, a Feira buscou provocar uma reflexão sobre a nova dinâmica de desenvolvimento, num mundo mais conectado, mais orientado à economia do conhecimento, e cada vez mais global, abordando os segmentos: TIC´s, Energia, Automotivo, Saúde, Educação, Petróleo e Gás, Construção Civil e Biocombustíveis.
Durante os quatro dias de evento, de 20 a 23 de novembro, o público pode visitar o Spazzio e conferir soluções tecnológicas e inovadoras. Nesta versão, a 12ª FETECh propôs um olhar reflexivo para os desafios do século XXI e trouxe como foco principal a promoção de conexões para estabelecer parcerias estratégicas locais, regionais e nacionais com foco no desenvolvimento de Campina Grande e do Estado da Paraíba, alinhadas com as tendências globais. Confira informações mais detalhadas aqui.
*Com informações da Fundação PaqTcPB