Reunir startups com boas ideias com quem tem dinheiro, conectar investidores, empresas e empreendedores para formação de network e geração de negócios: esses são os objetivos do II Demoday Minas, que acontece, dia 13 de novembro, de 8h30 às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte.
São 20 vagas para startups que já participaram de programas de incubadoras em Mina e devem fazer uma apresentação do negócio para uma banca avaliadora. As duas melhores irão automaticamente para o palco do Demo Day Minas. Na última seleção do programa de startups, no início do ano, 3 mil empreendedores de 62 nacionalidades se inscreveram e 40 foram selecionados.
Entre as startups que devem se apresentar no evento, algumas delas fazem parte de incubadoras e aceleradores associadas à Anprotec. É o caso da CVS Sistemas, da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), e das empresas EsmalteriaClub, Contentools, Crowdtask e Appbase, aceleradas pela Acelera-MGTI.
O Demo Day conta ainda com feiras, palestras, painéis e pitches das empresas. Palestras com o co-founder da Monashees Capital, Eric Acher, o managing partner at Performa Investimentos, Humberto Matsuba, e o co-founder da Rock Content, Diego Gomes, fazem parte da programação do II Demoday Minas.
Acelera-MGTI
As quatro empresas aceleradas pela Acelera-MGTI e aprovadas na segunda rodada do Programa Start-Up Brasil, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), EsmalteriaClub, Contentools, Crowdtask e Appbase, vão expor seus negócios e serviços na feira. Segundo o coordenador da Acelera-MGTI, Felipe Byrro, as startups terão uma ótima oportunidade de se destacarem entre as melhores empresas em desenvolvimento no Estado e também de se mostrarem para o mercado gerando possíveis negócios. “O evento vai mostrar a evolução das startups: como seu produto evoluiu, como sua base de usuários/clientes cresceu, e qual o seu modelo de negócio e também dar visibilidade aos polos de inovação e empreendedorismo do Estado”, explica.
Incit
Essa é a segunda vez que a CVS Sistemas (foto), integrante do Programa de Incubação da INCIT participa do DemoDay Minas. A primeira foi em maio, durante a participação da empresa no Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED) – programa do governo de Minas que oferece capital-semente, mentorias e suporte especializado para as selecionadas.
Na ocasião, a CVS Sistemas realizou o lançamento da Metativa, uma plataforma educacional que integra a universidade e as empresas por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. A Metativa permite que os professores utilizem desafios reais no ensino. As empresas cadastradas podem acompanhar o desempenho, criatividade e capacidade inovadora dos estudantes na resolução das questões e os alunos recebem informativos sobre as vagas disponíveis.
O diretor de Projetos da CVS Sistemas, Cristiano Vieira, explicou que a seleção foi feita pela viabilidade do projeto em encontrar investidores. “Foi uma grande honra para nós sermos selecionados entre empresas de grande potencial de Minas. Participar do DemoDay novamente é um momento ímpar, que pode abrir muitas portas e contribuir para o futuro da empresa”, contou. Cristiano também explicou que, desde o final da participação no SEED, a equipe já “aprimorou a plataforma, adicionando e alterando características observadas nos feedbacks de usuários”.
Para a gerente da INCIT, Geanete Dias Morais Batista, as empresas devem “sempre buscar programas de apoio que divulguem as empresas e as coloquem em contato com outros empreendedores e investidores”. “A INCIT oferece suporte e estrutura para que os empreendedores desenvolvam excelentes produtos a partir de ideias inovadoras. Mas ainda é necessário prospectar investimentos e encontrar outras parcerias para alcançar o sucesso dos projetos”, disse. A gerente ainda parabenizou a equipe pela plataforma e pela conquista.
* Com informações da Incit e da Acelera-MGTI
* Foto: Incit