A Agência de Inovação Inova Unicamp, a Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) lançam, para início no próximo ano, um curso de Especialização em Propriedade Intelectual (PI). Destinado aos graduados em todas as áreas do conhecimento, a especialização tem o objetivo de formar especialistas em propriedade intelectual, com ênfase em inteligência tecnológica. O curso abordará também a definição de estratégias de proteção e valoração dos ativos intangíveis, de busca de informações tecnológicas para negócios, além da captação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), negociação e contratos de transferência ou aquisição de tecnologia.
Segundo Milton Mori, professor responsável pela especialização e diretor-executivo da Inova, o curso irá priorizar uma formação ampla nas áreas de PI e inteligência tecnológica. “O curso envolve não somente a parte de propriedade intelectual, mas também tudo o que fazemos no dia a dia da Inova, isto é: transferência de tecnologias, novos negócios e parcerias para desenvolvimento tecnológico”, afirma. O diretor explica que as disciplinas serão ministradas por profissionais da Agência de Inovação Inova Unicamp, docentes da Unicamp e profissionais do mercado com amplo conhecimento das melhores práticas nacionais e internacionais.
A coordenadora de conteúdo do curso e diretora de Propriedade Intelectual da Inova, Patrícia Leal Gestic, enfatiza, entre as motivações para se criar o curso, a pequena oferta de profissionais especialistas em propriedade intelectual no mercado. “Observamos no mercado, a dificuldade em recrutar profissionais e ter capacitação de seus profissionais internos para atuar nas áreas de patentes, marcas, modelo de utilidade, desenho industrial, cultivares, contratos de transferência de tecnologia e licenciamento, entre outros. Sendo assim, nosso curso foi organizado justamente para capacitar e formar um profissional mais completo”, aponta.
Com aulas quinzenais e em horário não comercial, o curso se insere na modalidade extensão universitária. Para mais informações, acesse: http://www.inova.unicamp.br/especializacao/
A Inovação Tecnológica na Unicamp
Universidade pioneira na gestão de PI, a Unicamp apresenta um portfólio de mais de 80 patentes concedidas e 866 patentes vigentes em várias áreas tecnológicas. A Inova, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp, acompanhou toda a evolução da gestão de propriedade intelectual e da inovação, firmando parcerias com universidades de renome como Oxford University, Cambridge University, Universidade Hebraica de Jerusalém (por meio da Yissum), Universidade de Alicante e também com órgãos de gestão da propriedade intelectual como o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e Escritório de Patentes da Europa (EPO). Mais uma vez, fica evidente o pioneirismo da Unicamp, já que o curso é inédito na Região Metropolitana de Campinas (RMC). “Beneficie-se da experiência de nossos profissionais e professores, torne-se um profissional diferenciado no mercado e estude na universidade mais inovadora do país”, convida Mori.
* Com informações da Inova Unicamp * Foto: Shutterstock