A Anprotec realizou, entre os dias 12 e 14 de novembro, no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), em São Paulo (SP), a primeira etapa da capacitação de Ambientes de Inovação brasileiros para suporte à internacionalização de Empresas Inovadoras de Base Tecnológica (EIBT’s), no âmbito de projetos em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Com duração total de 24 horas e com 33 participantes inscritos, a primeira etapa da capacitação foi dividida em oito módulos e teve como objetivo fortalecer o trabalho em rede, o uso da plataforma land2land e os projetos desenvolvidos pela Anprotec em parceria com o Sebrae e a Apex-Brasil.
Entre os participantes estavam gestores de ambientes de inovação, representantes das três entidades promotoras e membros selecionados pela plataforma land2land. O conteúdo apresentado durante os três dias de atividades teve como foco importantes práticas de internacionalização, a necessidade de apoio às empresas, tanto estrangeiras como brasileiras, e o fomento a uma cultura empresarial mais voltada para ações de internacionalização.
Segunda etapa
Ao todo, o processo contará com duas etapas que totalizarão 40 horas de capacitação. A segunda etapa será realizada em março de 2015, em data e locais a serem definidos. Com quatro módulos e enfoque pragmático, esta etapa irá aprofundar os quatro serviços avançados de internacionalização definidos pela Associação: Matchmaking, Cross-incubation, Take-off and Softlanding.