Para despertar nas crianças e adolescentes o interesse por tecnologia, o Supera Parque de Inovação criou um ambiente onde elas receberão noções de programação. Trata-se do laboratório de robótica, desenvolvido em parceria com a LEGO Education, inaugurado na última segunda-feira, com a participação de 20 alunos do Colégio Municipal José Delibo.
A experiência promete ser inesquecível: os alunos terão acesso aos robôs com interface de programação e poderão programá-los para pequenas ações como andar, girar ou dançar. “Os alunos receberão instruções de programação, em um ambiente educativo e lúdico, e serão estimulados a demonstrar criatividade, inserindo instruções de programação para que o robô cumpra determinadas tarefas”, explica o responsável pelo Supera Centro de Tecnologia, Érico Morelli.
Durante a visita ao laboratório, que tem duração de aproximadamente duas horas, os alunos podem criar rotinas básicas de programação, mas as possibilidades são infinitas. “As possibilidades variam de acordo com a criatividade do programador em montar as instruções”, diz Moreli.
Visitas
O laboratório de robótica do Supera Parque de Ribeirão Preto foi constituído em parceria com a ZOOM education for life, distribuidora exclusiva da LEGO® Education no Brasil.
As oficinas serão realizadas em dois dias por semana, com turmas no período da manhã e da tarde, com capacidade máxima de 20 alunos por turma. Durante a estada no Parque Tecnológico, os estudantes também visitarão os laboratórios de eletrônica, mecânica, tecnologias ultrassônicas, compatibilidade eletromagnética, radiações ionizantes e química, onde receberão informações sobre a carreira profissional nestas áreas.
“O objetivo é despertar no aluno o interesse por cursos de natureza técnica, onde há escassez de mão de obra qualificada. De certa forma, estamos contribuindo para que no futuro haja mais mão de obra nesses setores que demandam profissionais da área técnica, contribuindo para o desenvolvimento da indústria”, enfatiza Érico Moreli.
O agendamento de visitas escolares pode ser feito pelo telefone: (16) 3602-0303 ou pelo endereço eletrônico: [email protected].
* Com informações e fotos da Fipase