A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) inicia a contagem regressiva para a sua edição de 2014, que ocorre entre 17 e 23 de novembro ao redor do mundo. No Brasil, as atividades da SGE começam amanhã (01), estendendo-se durante todo o mês de novembro. A inicitiva brasileira foi reconhecida pela terceira vez como o maior movimento de empreendedorismo do mundo e tem expectativa de se fortalecer como um movimento pela causa do empreendedorismo capaz de deixar um legado para o país.
A SGE não é apenas uma Semana, é um movimento global que busca fortalecer a Cultura Empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas para que elas possam empreender. Neste movimento participam mais de 140 países, milhares de organizações e milhões de pessoas. Só no último ano, a SGE mobilizou no Brasil mais de 1,7 milhão de pessoas, com mais de 4000 atividades – o que faz da SGE brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.
A principal característica do movimento é convidar pessoas e organizações envolvidas com empreendedorismo a serem parceiras da causa e criar atividades sobre o tema. Os interessados podem cadastrar suas atividades no site www.semanaglobal.org.br, que depois servirá ao público como uma grande agenda. Sabendo que não existem limitações de idade para sonhar grande e tirar uma ideia do papel, a SGE oferece atividades para diversos públicos e em formatos diferentes, tais como: feiras, exposições, workshops, desafios, gincanas e etc.
“A expectativa é de que, durante o mês de novembro, em todo o Brasil, ocorram mais de quatro mil eventos, entre palestras a competições, para fortalecer nosso espírito empreendedor”, explica a coordenadora da Semana Global de Empreendedorismo no Brasil, Gabriela Fernandez.
A SGE, que é patrocinada pelo Santander e Sebrae, conta com o Apoio da Eventick, e tem a Endeavor como anfitriã e líder da iniciativa, sendo responsável pela coordenação do movimento. Além disso, conta com mais nove organizações que auxiliam na estratégia do movimento e que formam o Conselho Nacional – Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemísia, Ashoka, Brasil Júnior, CONAJE, Junior Achievement e SEBRAE.
Grandes nomes internacionais também apoiam a causa, como: Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, Muhammad Yunus e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton. No Brasil, os governadores Antonio Anastasia e Geraldo Alckmin participaram de aberturas oficiais do movimento em 2013, além de outros governantes em diversas cidades do país, que conta também com o apoio de grandes cases brasileiros como Luiza Helena Trajano, empresária e presidente do Magazine Luiza, Luiz Seabra, fundador da Natura, Oscar Metsavaht, criador da marca Osklen, entre outros.
É um grande movimento que acredita na causa do empreendedorismo como capaz de gerar desenvolvimento econômico social e transformar realidades, e busca, por meio de sua rede, da mídia e do ecossistema empreendedor conectado e ativado, promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro
A SGE de 2014 pretende levar essa grande oportunidade para um número cada vez maior de pessoas, envolvendo toda a sociedade, inspirando, capacitando e conectando, rumo a um Brasil cada vez mais empreendedor! E empreender nesse caso vai muito alem de abrir uma empresa ou outra organização, buscando despertar, na verdade, o espírito empreendedor nas pessoas e organizações brasileiras.
Se engana quem acha que as atividades são destinadas apenas para as pessoas que sonham em abrir um negócio próprio. “Se você sugere mudanças e busca inovar, tem brilho nos olhos, bota pra fazer e tem vontade de transformar sua realidade, seja no ambiente de trabalho ou até mesmo no seu dia a dia, você já está empreendendo. Empreender é buscar tornar real uma ideia”, destaca Gabriela.
Como participar?
Pessoas e organizações podem participar ativamente da SGE, patrocinando ou doando para o movimento, ou ainda realizando e apoiando atividades que disseminem a cultura empreendedora e que contemplem o período do movimento (novembro). Para quem quer participar das atividades como público, é só ficar de olho no site e aguardar a programação completa. A maioria dos eventos é gratuita e aberta ao público, porém possui vagas limitadas e necessitam de inscrições prévias, que devem ser feitas no site da SGE.
Programação:
A programação completa estará disponível no site: www.semanaglobal.org.br. Os interessados podem selecionar as atividades de acordo com cidade/estado, temas de interesse, entre outras características. Novidades sobre a Semana Global também podem ser acompanhadas pelas redes sociais da SGE.
Fonte: Endeavor