O Parque Tecnológico – São José dos Campos e a Universidad Autónoma del Caribe, de Barranquilla (Colômbia), assinaram na última semana um acordo de cooperação estratégica para trabalhar conjuntamente em três linhas de ação específicas: desenvolvimento de projetos com intercâmbio de pesquisadores; aliança para apoiar a participação da universidade na implantação do Parque Tecnológico do Caribe; e organização de um evento internacional com foco em ciência e tecnologia para dar impulso ao desenvolvimento e competitividade de ambas as instituições.
O acordo permitirá ainda estabelecer relações acadêmicas para o desenvolvimento de pesquisa conjunta com o grupo Cité-Unicastelo, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Saúde do Parque.
O reitor da Universidad Autónoma del Caribe, Ramses Vargas Lamadrid, destacou a importância do acordo. “Considerando que falamos de São José dos Campos, um dos mais importantes parques da América do Sul, o acordo é uma aliança público-privada de grande importância para universidade”, disse.
Sobre o apoio institucional e a maneira como se deve construir um parque tecnológico, o diretor geral do Parque Tecnológico, Horacio Forjaz, recomendou a combinação de esforços. “Vemos muitas oportunidades de cooperação entre nossas instituições e gostaríamos de compartilhar com Barranquilla nossas experiências com a implantação do Parque Tecnológico – São José dos Campos. Um fator importante na concepção e desenvolvimento de um parque é o prévio trabalho de conscientização, agregação e determinação dos principais atores envolvidos da sociedade, quais sejam: o poder público, a academia e a indústria”, destacou o diretor.
Recentemente, uma equipe de pesquisadores da Universidad Autónoma del Caribe visitou o Parque para conhecer o modelo de gestão com base no desenvolvimento de empresas de base tecnológica e centros de pesquisa universitários em uma abordagem para o exercício da sua atividade.
* Com informações e foto do PqTec