Começaram hoje (11), no Rio de Janeiro (RJ), as aulas da versão piloto do Programa Educacional Anprotec, que busca contribuir para a formação de profissionais habilitados a atuar em ambientes de inovação. A turma é composta por 25 alunos de diferentes regiões do país, que farão o curso de formação de gestores de incubadoras de empresas, com foco na geração e no desenvolvimento de negócios inovadores.
A troca de competências e boas práticas durante o curso é um dos objetivos apontados por Rodrigo dos Passos Moreira, da Incubadora de Empresas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Para Moreira, “a formação específica se faz necessária uma vez que existe um alto turn over do profissional que exerce essa função, principalmente em incubadoras presentes em instituições públicas, onde esse cargo é geralmente ocupado por professores, que tem como principal atividade o ensino em sala de aula”.
A gestora da Incubadora de Empresas do Instituto Federal De Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM-AYTY), Maria Goretti Falcão de Araújo, espera adquirir conhecimentos que possibilitem uma atuação efetiva no ecossistema de inovação, ampliando os resultados da incubadora no desenvolvimento e sustentabilidade das empresas incubadas. “Desde a implantação da primeira incubadora no Brasil na década de 80, nunca houve uma formação específica para gestores de incubadoras. Assim como o Cerne, uma formação específica para gestores de incubadoras é necessária e bem vinda”, afirma Maria Goretti.
Sobre o Programa Educacional Anprotec
Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o Programa tem por objetivo oferecer oportunidades de formação para gestores de incubadoras de empresas e parques tecnológicos, bem como para empreendedores e profissionais vinculados a instituições de fomento à inovação. “O Programa Educacional Anprotec é totalmente inovador. Mais do que oferecer treinamentos, ele oportuniza a construção de carreiras de sucesso a partir da aquisição de conhecimento”, afirma a presidente da Anprotec, Francilene Procópio Garcia.
O Programa foi idealizado em formato modular, a fim de assegurar a evolução da aprendizagem e a consolidação gradual de uma massa crítica que leve os ambientes de inovação brasileiros à excelência.
Para saber mais sobre o Programa, clique aqui.