Na edição de agosto, a Revista Exame PME trouxe um ranking com as 250 pequena e médias empresas que mais cresceram no Brasil em 2013, elaborado em parceria com a consultoria Deloitte. Desse total, quatro empresas estão vinculadas a ambientes de inovação associados à Anprotec: Cianet, Confiance Medical, Pitang e Welle Laser, primeira colocada.
Cianet: graduada no Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA), de Florianópolis, a empresa apareceu no ranking pelo quarto ano consecutivo. A receita líquida da Cianet saltou de 10,2 milhões para R$ 19,3 milhões – um crescimento de 87,7% entre 2011 e 2013, período analisado pela pesquisa.
Há mais de 20 anos no mercado, a empresa é referência em produtos e desenvolvimento de tecnologia para o mercado de operadores de TV e Internet. Com foco na área de Pesquisa & Desenvolvimento, a Cianet está sempre atenta às tecnologias inovadoras no seu segmento, tendo recebido vários prêmios, como o Premio Inovação na Futurecom de 2010, o prêmio Professor Caspar Erich Stemmer da Inovação em Santa Catarina em 2013.
Confiance Medical: graduada na incubadora da Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro). A empresa iniciou suas atividades em 2002, realizando manutenção em equipamentos para videolaparoscopia e endoscopia digestiva de diversas marcas. Em 2007 tiveram início as atividades de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de equipamentos médicos. Em 2008, a Confiance Medical foi a primeira empresa brasileira autorizada pela Anvisa para fabricar e comercializar a Fonte Xenon e Insuflador de CO2 microprocessado para vídeo-laparoscopia. Posteriormente, vieram as câmeras de alta resolução para imagens médicas, destacando-se mais uma vez o pioneirismo como a primeira fabricante nacional de Câmera Full HD.
Pitang: Com crescimento de 68% entre 2011 e 2013, atingindo a receita de R$ 23 milhões, a Pitang é uma fábrica de software ligada ao Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), vinculado ao Parque Tecnológico Porto Digital. Atende clientes como Itaú, Petrobras e Centauro.
Welle Laser: incubada no Celta, a empresa foi a primeira colocada no ranking. A Welle Laser é especializada na manufatura de máquinas e equipamentos para marcação a laser, gravação a laser e micro usinagem. A empresa atua em cerca de 15 mercados, com destaque para o automotivo, e tem ditado fortes tendências baseadas na tecnologia laser no país, tais como a Indústria 4.0 e a Rastreabilidade Industrial, solução em que é especialista e líder em vendas. É responsável, hoje, por equipar os parques fabris de empresas e grupos como Bosch, GE, Docol, Weg, Whirlpool e Tramontina.
Em 2012, a Welle foi apontada pelo BNDES como um dos 25 empreendimentos com maior potencial de crescimento do Brasil. Em abril deste ano, foi aprovada por unanimidade com a maior nota da história do processo seletivo da Endeavor, uma das maiores organizações de fomento ao empreendedorismo do mundo.