A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e o Ministério das Comunicações assinarão nesta quarta-feira, 2 de julho, convênio que formaliza a implantação de um Centro de Produção e Pós-Produção de Conteúdos Digitais Criativos. Serão mais de R$ 7,5 milhões investidos na compra de equipamentos para compor estúdios de cinema e televisão, de som e motion capture, além de laboratórios voltados a aplicativos, jogos digitais e animação.
Além da PUCRS, a Universidade Feevale, também associada da Anprotec, é instituição coexecutora do projeto. São apoiadores a TVE/RS, a Fundacine e o Arranjo Produtivo Local Audiovisual do Estado. Na ocasião também serão assinados documentos validando a liberação de recursos do Programa de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTEC) ao Tecnopuc.
Instalado no Tecnopuc Viamão, a estruturação deste espaço integra-se ao Centro Tecnológico Audiovisual do Estado (Tecna), iniciativa articulada com o Governo do Estado e a Fundacine para a criação de um cluster na área da indústria criativa, atendendo a setores como cinema, TV, jogos digitais, aplicativos, música e som. A coordenadora do Tecna, Aletéia Selonk, aponta que o Centro de Produção atuará de forma integrada às pesquisas das universidades e às práticas dos setores audiovisual e criativo. “Além de ambientes muito bem equipados, estão previstos programas para a formação profissional e de desenvolvimento de novos conteúdos digitais. Com isso, espera-se promover um adensamento da cadeia produtiva dos setores econômicos envolvidos”, explica Aletéia.
* Com informações da PUCRS
* Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS