O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) receberá a primeira empresa chinesa para instalação na unidade de Porto Alegre. A Hauwei, grupo empresarial que controla mais de 15 subsidiárias do setor de telecomunicações, terá no Tecnopuc um Centro Conjunto de Inovação em parceria com o governo do Estado, através da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e o Badesul, e a PUCRS. O objetivo é desenvolver estudos e pesquisas envolvendo as Faculdades de Engenharia e de Informática da PUCRS, sob a coordenação do Instituto de Eletrônica e Telecomunicações (IETelecom) da Universidade. As negociações da empresa com o Tecnopuc já projetam expansão para a unidade do Parque em Viamão (foto).
As negociações para a vinda da empresa para o Rio Grande do Sul começaram em 2013, em missão do governo do Estado à China. Jorge Audy, Pró-Reitor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da PUCRS destaca que um dos fatores decisivos na vinda da Hauwei para o Tecnopuc foi a presença da Telebras Tecnologia, escritório da estatal na Região Sul do Brasil que abriga a primeira Rede de Referência do País. Para o presidente da Procergs, Carslon Aquistapasse, a Hauwei reconheceu o vocação gaúcha na área de Tecnologia de Informação. “A parceria com a PUCRS é fundamental neste sentido, pois gera profissionais qualificados e que poderão interagir com as pesquisas propostas. Além disso, o Tecnopuc é reconhecidamente um dos melhores Parques do País, reforçando a aposta da empresa no Estado”, considera.
No Brasil desde 1999, a Hauwei tem escritórios em Brasília, Curitiba, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, dois Centros de Pesquisa estão em fase de implantação no estado de São Paulo.
* Com informações da PUCRS