Aproveitando o clima de Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira (12), parques e incubadoras estarão de portas abertas para apresentar suas atividades e infra-estrutura aos visitantes de diversos países que estarão no Brasil.
No Rio Grande do Sul, o Tecnopuc receberá visitantes interessados em conhecer a estrutura do parque no dia 20, às 15h. Eles poderão interagir com empresários, pesquisadores e alunos, que falarão sobre sua experiência de empreender inseridos em uma estrutura de inovação e empreendedorismo. No dia 16, às 11h, e no dia 24, às 9h30, o parque receberá jornalistas, que estarão em Porto Alegre para fazer a cobertura dos jogos.
Com duração prevista de uma hora, as visitas serão guiadas em inglês. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site do Tecnopuc.
Minas Gerais
Já em Minas Gerais, será realizado o Goal Belo! Idealizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio de sua Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais, o projeto tem o objetivo de promover e atrair negócios para a cidade em três setores da chamada nova economia: Tecnologia da Informação, Ecossistema de Startups e Biotecnologia.
O evento será realizado durante o período da Copa do Mundo de maneira a aproveitar o momento de exposição internacional do município para trazer empresários e CEOs internacionais, além de formadores de opinião (jornalistas e especialistas) para participarem de uma agenda que conciliará diversas atividades nos âmbitos institucional, empresarial e sociocultural. Segundo a PBH, o programa visa consolidar Belo Horizonte como um destino atraente para se fazer negócios também para investidores estrangeiros.
Para isso, o Goal Belo! conta com uma rede de parceiros e apoiadores. Para as atividades que envolvem o setor de Biotecnologia e Saúde, a Biominas Brasil, instituição gestora da Incubadora HABITAT, é uma das apoiadoras.
No último ano, durante a Copa das Confederações da FIFA 2013, foi realizada uma edição piloto do projeto que promovei exclusivamente o setor da Tecnologia da Informação. Participaram 11 empresas estrangeiras vindas de quatro países (França, Moçambique, Estados Unidos e Índia) e 43 empresas locais, que geraram um montante de aproximadamente US$ 15 milhões em investimentos após as rodadas de negócio e de aproximadamente US$ 25 milhões no período de um ano.
Para a edição deste ano, na área de Biotecnologia e Saúde, já estão confirmadas presenças de empresas-âncoras vindas do Uruguai e da Alemanha.
* Com informações do Tecnopuc e Habitat