A Missão Técnica & Empresarial 2014, com destino à China e Finlândia, começou nesta segunda-feira (26). A delegação brasileira está em Pequim, onde irá conhecer 10 ambientes de inovação.
Uma reunião de alinhamento com todos os participantes marcou o início oficial da missão na manhã de ontem. Foram apresentadas expectativas quanto ao resultado da viagem tanto por parte da Anprotec quanto pelo MCTI, e dos demais participantes.
Após o encontro, o grupo seguiu para as instalações do Zhongguancun Science Park (Z-Park), primeiro e mais importante parque tecnológico da China. Formado por um conjunto de 16 subparques, o Z-Park ocupa uma área de 488 km².
Somente no ano de 2013, ingressaram 6 mil novas empresas no parque – mais de 90% são classificadas como PME (pequena e micro empresa). Ao todo, as empresas instaladas no Parque faturam juntas cerca de R$ 1 trilhão. O Z-Park também conta com um Show Room onde as empresas expõem suas tecnologias, como a impressão 3D de peças de avião e carros elétricos que atingem até 150 Km/h.
No final do dia, o grupo foi recebido na Embaixada Brasileira em Pequim, pelo Embaixador Valdemar Carneiro Leão (foto).
Os 38 participantes da missão, que incluem formuladores de políticas públicas, dirigentes das entidades de apoio e fomento, além de gestores de parques tecnológicos e incubadoras de empresas do Brasil, são representantes de 23 organizações brasileiras.
A Missão é realizada em conjunto por Anprotec e os Ministérios da Ciência, Tecnologia & Inovação (MCTI) e das Relações Exteriores (MRE), com apoio expressivo das Embaixadas Brasileiras na China e na Finlândia. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) prestam apoio institucional à Missão, que tem por objetivo propiciar um contato direto com a experiência exitosa dos dois países na consolidação dos sistemas locais de inovação.