Finep patrocinou o Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação (NAGI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do edital de Núcleo de Apoios à Gestão da Inovação, de 2010, no valor de cerca de R$ 2,5 milhões. Com esses recursos, o NAGI está desenvolvendo o projeto “A rota da inovação”, que propõe uma metodologia para a gestão da inovação em micro e pequenas empresas do complexo de eletroeletrônico, em parceria com diversos departamentos da universidade.
A ideia inicial foi proposta pelo Centro de Empreendimentos em Informática (CEI/UFRGS), associado da Anprotec. Posteriormente, a Escola de Administração endossou sua participação e realizou mudanças no projeto. O Instituto de Física também apoia a iniciativa.
A metodologia será desenvolvida em três etapas: diagnóstico, capacitação e consultoria. Em um primeiro momento a empresa responde as perguntas de um software online, que pretende identificar, entre outras coisas, como a seleção de ideias ocorre e de que forma a inovação está presente no planejamento da empresa. Esse diagnóstico foi estruturado com base em seis pilares: desenvolvimento de produtos e serviços, organização do processo produtivo, gestão do negócio, mercado e marketing, relações interorganizacionais e estratégia. Ao fim, o sistema gera um relatório que define os pontos mais fortes e fracos do negócio e oferece sugestões para aprimorar os aspectos mais debilitados. Este software deve estar ao ar no final de abril.
A etapa de capacitação consiste em orientações para o empresário e tem duração de 32 horas. Por último, o cliente terá direito a atendimentos individuais com consultores a fim de trabalhar especificamente com as necessidades da sua empresa. Uma visita final vai avaliar os resultados do programa.
O valor dos serviços não é alto, visto que foca em empreendimentos que muitas vezes ainda não atuam no mercado. É importante ressaltar que a empresa não precisa necessariamente aderir ao pacote completo do programa e pode realizar somente o diagnóstico, se este for capaz de atender suas demandas.
* Com foto e informações da Finep